00:00
21° | Nublado

Agradecimentos

(Foto: Divulgação)

Publicado em 27/09/2016

Vinícius Lummertz está preparando uma iniciativa inédita na presidência da Embratur. É uma campanha internacional para agradecer os turistas estrangeiros que vieram para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, e convidá-los para voltar no verão.

Colégio militar

Depois do existente em Florianópolis desde 1984, e sempre, nos últimos anos, na liderança de pontuação no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), e de outro em Lages, inaugurado neste ano, Joinville será a próxima cidade a receber um colégio militar (o terceiro), da Polícia Militar do Estado.

Atitude diferente

Até o ano passado, sempre que havia algo para aprovar que pudesse ter alguma reação popular negativa, a Assembleia Legislativa deixava para as últimas sessões do ano, com a desculpa de “limpar” a pauta e assim votar no afogadilho vários projetos, num imoral varejão. Este ano nosso Legislativo se renovou, enviando a fatura ao contribuinte três meses antes, como foi o caso da aprovação meteórica de projetos em benefício do Judiciário e da Defensoria Pública, no início de setembro. Diante desta antecipação fica a pergunta: que outras maldades vêm ali adiante, antes do final do ano legislativo?

Repatriação

Não é ingenuidade imaginar que o governador Raimundo Colombo, como todos os demais, esteja interessado na antecipação, pedida pelos nordestinos, por ora, de R$ 7 bilhões de recursos da repatriação (pagamento de tributos sobre recursos não declarados, mantidos por brasileiros no exterior, legal ou ilegalmente) que entrarão nos cofres federais até o fim de outubro. O que excita é saber quem são os catarinenses que estão se interessando pelo aceno do governo e dispostos a trazer seu dinheiro (seguramente boa parte dele desonesto) de volta.

Independência

O jornal norte americano “The New York Times”, um dos maiores e mais respeitados do mundo, afirmou em editorial que apoia a candidata democrata a presidente, Hillary Clinton, por ser mais qualificada que seu oponente, Donald Trump. Uma pergunta à espera de resposta: quando um grande veículo brasileiro ou mesmo catarinense ousará posicionar-se abertamente a favor da eleição de um presidente, governador ou prefeito, sem sofrer consequências posteriores?

Quem?

O colunista Lauro Jardim, em “O Globo”, publicou que um governador do Sul está enrolado na Operação Lava-Jato, denunciado por um assessor. O processo já está no Superior Tribunal de Justiça. Não consta que Raimundo Colombo seja o alvo. Mas tudo se espera da política e dos políticos.

Paternidade afetiva

É motivo de muito regozijo no TJ-SC, pela grande repercussão nacional, a manutenção, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de decisão do Grupo de Câmaras de Direito Civil da corte catarinense ao entender que a existência de paternidade socioafetiva não exime de responsabilidade o pai biológico. Por maioria de votos, os ministros negaram provimento a recurso extraordinário, com repercussão geral reconhecida, em que um pai biológico recorreu de acórdão, que estabeleceu a paternidade com reflexos patrimoniais.

Made in Brazil

O porto de Itapoá, no norte de SC, perto de Joinville, entrou, na semana passada, para a história das exportações de carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos. Foram as primeiras 25 toneladas da marca Friboi, marcando o início de uma operação que vinha sendo negociada há longos 17 anos pelos dois governos, fechada por um acordo há dois meses.

Federalização

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado pode votar em breve projeto que torna federal trecho rodoviário entre SC e Rio Grande do Sul. São 161 quilômetros de estrada que começa no entroncamento com a BR-285, em Bom Jesus (RS), atravessa a divisa, passa por São Joaquim e Urubici e continua até o entroncamento com a BR-282, a nove quilômetros de Bom Retiro.

Aquém

Dos 295 municípios de SC, em apenas 29 há os Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência, menos de 10% do total, divulgou a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, que coordenou várias atividades dentro da 1a Semana Inclusiva da Grande Florianópolis. O Conselho Estadual ignorou completamente o evento. Precisa explicar algo mais?

Impopular

O que a última pesquisa do Ibope levantou se confirma nas ruas quanto à imensa impopularidade do prefeito de Florianópolis, Cesar Sousa Junior. Só 15% acham ótima e boa sua administração, contra 84% que a qualificam como regular, ruim ou péssima. A avaliação é uma das piores nas últimas décadas na Capital.

Classe média

O empresário João Dória está arrebatando a poderosa e numerosa classe média paulistana, que vem reagindo contra as últimas e desastrosas administrações pepistas e populistas da capital paulista. Nas maiores cidades de SC, se percebe que quem mais conseguiu atender aquela classe foi o prefeito de Joinville, Udo Dohler. Não por acaso é o favorito nas pesquisas de intenção de votos.

Filme velho

Representantes de órgãos do Governo do Estado, Governo Federal e entidades ligadas ao turismo reuniram-se há dias para apresentar o planejamento para a temporada de verão 2016/2017 em SC. Não se deu a importância devida ao saneamento, outra vez. Quando foi dada por encerrada a última temporada, em abril passado, 25% dos 211 pontos levantados em todo litoral ainda estavam impróprios para banho, dos quais 25 na Ilha de SC.

Via rodoviária

Com os preços abusivos de taxas cobradas no aeroporto Ezeiza, de Buenos Aires, que não raro são mais altas que as passagens quando vendidas em pacotes para destinos próximos, como o Brasil, a empresa argentina Flecha Bus resolveu ousar: adquiriu recentemente 80 ônibus para ampliar a oferta do serviço com destino ao Litoral catarinense, a partir de novembro.

O seu

Até onde é possível saber, nenhum candidato a vereador em SC ousou prometer, se eleito, lutar para que os legisladores municipais não tenham salário. Também não se ouve falar de candidatos prometendo lutar pela redução do número de vereadores e do duodécimo, o percentual que as prefeituras repassam, de acordo com a receita. O eleitor consciente está captando estas mensagens e refletindo um pouco mais antes de escolher em quem votar.

Ministério recriado

O plenário do Senado acolheu parecer de comissão mista presidida pelo senador Dário Berger (PMDB-SC) e aprovou a medida provisória que recria o Ministério da Cultura. A MP 728/2016 desfaz uma das primeiras medidas do governo do presidente Michel Temer, ainda no período da interinidade, que foi a incorporação da pasta da Cultura à da Educação, em meio a uma minirreforma ministerial. Após a reação dos artistas e de vários políticos, vários deles aliados ao governo, Temer voltou atrás.

Agressores de animais

Alerta aos criminosos praticantes da farra do boi, puxada de cavalos e outras insanidades que ainda acontecem em SC: está pronto para ir ao plenário do Senado, onde deve ter aprovação unânime, projeto de lei que propõe aumento de penas para agressores de animais. Conforme o texto, será aumentada em um terço a pena se o crime for cometido com emprego de veneno, fogo, asfixia, espancamento, arrastadura, tortura ou outro meio cruel.

Paz

No mapa brasileiro da violência, SC está com a melhor avaliação de segurança pública comparativamente aos demais Estados do país. Pelo menos até agora, em 167 municípios do Estado não houve nenhum registro de homicídio neste ano.

Midiocracia

Salvo uma ou outra, nas maiores cidades de SC – em fenômeno que se espalha pelo Brasil – não há só candidatos a prefeito e vereador disputando os cargos como representantes de igrejas. Abundam nomes oriundos dos meios de comunicação, como radialistas, apresentadores de programas de televisão e comentaristas. É o Brasil a caminho de virar uma "midiocracia".

Desempenho

O desempenho das novas autoridades policiais em Joinville está sendo notado pela população e exaltado pelo secretário de Segurança Pública, Cesar Grubba. Nos atos em que participa na cidade faz questão de dizer que de todos os homicídios registrados no município de janeiro a agosto, o índice de resolubilidade da Polícia Civil foi de 56%. Em 2015 não passavam de 25%.

Falta de zelo 

O Tribunal de Contas do Estado fez uma auditoria ordinária na Companhia Hidromineral de Piratuba, pertencente ao governo estadual, e levantou várias e flagrantes irregularidades. A principal é a utilização de áreas por particulares, para estacionamento, depósitos e até prédio. Uma acontece há tanto tempo que o ocupante interpôs ação de usucapião. A propósito, alguém pode perguntar: é finalidade do Estado explorar estância hidromineral?


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?