00:00
21° | Nublado

Adjori presente nas comemorações do cinquentenário da Acafe

O presidente da Adjori/SC, acompanhado das jornalistas Rita Lombardi, Lucia Helena Vieira e Vanessa Karine Menegassi, participou do evento que marcou o início do cinquentenário da Acafe, em Florianópolis. (foto:Divulgação)

Publicado em 04/04/2024

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), lançou nesta quarta-feira (3), o cronograma de comemorações do seu cinquentenário, celebrado em 02 de maio de 2024, com a campanha "Acafe: 50 anos desenvolvendo Santa Catarina pela Educação". O evento reuniu o Governador Jorginho Mello, Secretários de estado, Deputados, sociedade civil organizada e imprensa, em Florianópolis.

A Acafe é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as 14 fundações educacionais criadas no Estado de Santa Catarina por lei dos poderes públicos estadual e municipais. O objetivo desta união é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

“Ao longo destes 50 anos a Acafe contribuiu para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina através da educação. Muito foi feito neste período, e estamos vivendo um momento muito especial onde estabelecemos conexões não só internamente entre as nossas instituições, mas com o setor público, setor produtivo, terceiro setor. A Acafe é de todos os catarinenses e não pode celebrar sozinha esta data tão especial”, afirmou a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Ao fim do evento também foi anunciada uma parceria institucional entre a a Acafe e o sistema LIDE Santa Catarina, no movimento “Educação para o futuro” que fomenta iniciativas das IEs comunitárias junto ao setor produtivo. Na oportunidade, o presente do Lide SC, Dalton Batista, anunciou que o Sistema Acafe será o grande homenageado na premiação “Líderes de Santa Catarina 2024”.

Calendário comemorativo:

As comemorações incluem uma série de eventos ao longo do ano, como homenagens do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), encontros estratégicos com autoridades, cerimônias especiais em universidades associadas e atividades culturais abertas à comunidade.
- Março a outubro: Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor pela Educação.
- 03 de abril: Evento de lançamento do cinquentenário da Acafe.
- 16 de abril: Homenagem do Conselho Nacional de Educação (CNE) ao cinquentenário da Acafe.
- 02 de maio: Data do aniversário de 50 anos da Acafe; Lançamento do podcast Acafe; Lançamento das comemorações aos 60 anos da FURB.
- 03 de maio: Evento cultural - Show com Dazaranha e Camerata Florianópolis.
- 13 de maio: Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) em homenagem ao cinquentenário da Acafe.
- 14 de maio: Homenagem do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) ao cinquentenário da Acafe.
- 22, 23 e 24 de maio: IX Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe) e Acafe Challenge.
- 30 e 31 de maio/01 junho: 27ª Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais do Sistema Acafe (Cofafe).
- 11 e 12 de junho - Semana Acafe em Brasília: Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao cinquentenário da Acafe; Agendas estratégicas com MEC; Capes; Comissão de Educação da Câmara e Senado; Fórum em Defesa das Universidades Comunitárias; Fórum Parlamentar Catarinense.
- 20 a 27 de junho: Homenagem do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE SC) ao cinquentenário da Acafe e lançamento do Manifesto pela Educação.
- Julho: Cerimônia de Concessão de Títulos Honoríficos - Honoris Causa e Mérito Educacional Acafe - à entidades e personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da entidade e da educação superior em SC.
- 19 de julho: Comemoração aos 65 anos da Uniplac.
- Agosto: Homenagem do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) ao cinquentenário da Acafe; Encontro de Estudantes do Sistema Acafe.
- 23 de agosto: 1º Encontro de Corais Acafe.
- 20 de setembro: Comemoração aos 60 anos da Univali.
- 23 de setembro: Comemoração aos 50 anos do Unibave.
- Outubro: Missão Internacional de Reitores do Sistema Acafe.
- Dezembro: Encerramento do ano comemorativo com lançamento de livro e documentário da Acafe.

Da redação