00:00
21° | Nublado

Ações são apresentadas a moradores após deslizamento em janeiro

O “Muro Verde”, apresentado aos moradores pela Casan, terá armadura de aço galvanizado no solo com a função de estruturar uma face composta por pedras (Foto: Divulgação/Casan)

Publicado em 24/06/2021

Em mais um encontro para manter os moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte informados sobre as ações realizadas na região afetada pelo deslizamento da lagoa artificial, ocorrido em janeiro, técnicos da Casan apresentaram, em reunião realizada na segunda-feira, 21, as obras emergenciais e estruturais em andamento.

Os engenheiros Joel Horstmann, Alexandre Trevisan e Douglas Zimmermann demostraram como foi realizado o reforço no talude intermediário que separa provisoriamente as duas lagoas artificiais. Também falaram sobre os resultados da instalação do sistema emergencial de bombeamento executado em menos de 24 horas, após a autorização, devido à previsão de chuvas intensas para o fim de semana passado.

De acordo com a Casan, as operações se mostraram bem-sucedidas diante do dobro da chuva prevista (um total de 196mm em Florianópolis), garantindo a integridade dos moradores e da própria Lagoa da Conceição.

No encontro, os engenheiros apresentaram em detalhes a contenção que começará a ser construída em julho. O “Muro Verde”, como é conhecido, terá armadura de aço galvanizado no solo com a função de estruturar uma face composta por pedras.

Pelo lado de fora, o que se verá será uma face vegetada. O muro terá aproximadamente 7 metros de altura e vai ser erguido no local onde ocorreu o deslizamento da encosta de dunas em janeiro.

Nos próximos dias, equipes médicas contratadas pela Casan voltarão à Servidão para acompanhar os moradores afetados pelo acidente de janeiro.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!