00:00
21° | Nublado

A todo vapor
Obras do trecho Sul devem ser finalizadas antes do prazo de dois anos, garante secretário de infraestrutura da Capital

Projeto final de 3,2 km contempla trechos da Trindade, Pantanal e Saco dos Limões até o Túnel Antonieta de Barros (Foto: Reprodução/PMF)

Publicado em 10/07/2019

Há quase quatro meses de seu início, as obras do trecho Sul do corredor exclusivo do "Rapidão", sistema de ônibus BRT, estão acontecendo de acordo com o cronograma e, ainda neste mês, deve entrar em funcionamento a pista exclusiva para ônibus na Beira-Mar Sul. É o que afirma a Prefeitura da Capital. 

As obras compreendem os seguintes trechos: de 1,3 km que vai dos 300 metros que antecedem o trevo da Dona Benta, na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, na Trindade; à rótula da Eletrosul, entre a Rua Deputado Antônio Edu Vieira e a Avenida César Seara, no Pantanal; e outro segmento de 1,9 km, do Armazém Vieira, entre a Rua Deputado Edu Vieira e a Avenida Prefeito Waldemar Vieira, no Saco dos Limões; e o emboque (saída) Sul do Túnel Antonieta de Barros; totalizando 3,2 km.

O impasse com algumas desapropriações na Avenida Waldemar Vieira, que fica no bairro Saco dos Limões, não estão prejudicando o andamento das obras, de acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Valter José Gallina. “Solucionadas três desapropriações finais, queremos iniciar ainda este mês a pista exclusiva para ônibus neste trecho da Beira-Mar Sul”, afirma o secretário.

Antes do prazo

Segundo Gallina, o prazo para finalização das obras é de 24 meses, no entanto, a ideia é terminar antes disso. “Queremos finalizá-la em, no máximo, 18 meses. Em meados do próximo ano nós veremos a rodovia concluída e melhorando significativamente a mobilidade da região e a qualidade de vida dos usuários”, afirma. 

As obras têm um valor total de R$ 29.115.991,96 e estão sendo executadas pela MJRE Construtora Ltda. Os recursos a serem investidos são provenientes da CAIXA, através do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com contrapartida da Prefeitura.

Da redação