00:00
21° | Nublado

Procissão Senhor dos Passos reúne 80 mil pessoas em Florianópolis
O final de semana foi marcado pela edição de número 258 da Procissão Senhor dos Passos, em Florianópolis.

Nos dois dias da tradição, segundo a organização do evento, mais de 80 mil pessoas acompanharam a Procissão Senhor dos Passos. (fotos:Adriana Laffin)

Publicado em 17/03/2024

Na noite de sábado, 16 de março, nem mesmo a chuva, que caiu logo no início do trajeto, afastou a população. O cortejo saiu da Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade às 20 horas e às 21h05 as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores adentraram na Catedral Metropolitana. Segundo a organização da Procissão, no primeiro dia de evento mais de 35 mil pessoas acompanharam o cortejo.

Já no domingo, 17 de março,  as ruas centrais da cidade foram tomadas por uma multidão de todas as idades, para acompanhar a Procissão. O chamamento para a participação dos jovens e das mulheres foi atendido pela comunidade. Nos dois dias da tradição, segundo a organização do evento, mais de 80 mil pessoas acompanharam a Procissão Senhor dos Passos.

Veja as fotos do caminho da procissão ao longo da cidade:

Procissão seguindo pela Rua Ten. Silveira

 

Já no retorno, pela Rua Conselheiro Mafra

 

A subida da Praça XV, ao lado do Palácio Cruz e Souza, com o mural do poeta ao fundo.

 

Chegada ao largo da Catedral 

 

Procissão seguindo em direção à capela Menino Deus, anexa ao Hospital de Caridade

 

No Sermão do encontro o Padre Valdemar Groh falou sobre os encontros da vida, da busca da paz entre as pessoas e que Senhor dos Passos proteja a humanidade contra as guerras, contra os conflitos e as brigas. “Que proteja a todos para que ninguém atire a primeira pedra ao próximo. Reforçou a doação de Jesus e que se pudermos tirar lições do encontro com Senhor dos Passos é que existem muitas pessoas na vida que precisam de um abraço, de uma mão, de uma força, que sigamos ao encontro dos desencontrados. No caminho do calvário, o encontro deve nos levar a uma conversão de vida, trazer no coração os mesmos sentimentos de Jesus que veio para que o mundo fosse salvo por ele. A vencer as diferenças, as inimizades sociais, pois somos todos irmãos e irmãs. Não deixemos para amanhã o que podemos fazer hoje e construirmos juntos a civilização do amor. Que seja um encontro de solidariedade, assim como mãe e filho que se encontram a caminho do calvário”, entoou.

O governador Jorginho Mello e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, prestigiaram a procissão do Senhor dos Passos 

Outra novidade deste ano foi que o pálio teve uma grande participação feminina, com uma histórica com quatro mulheres: Zena Becker, Adeliana Dal Pont, Carmen Zanotto e Regina Helena Santiago, juntamente com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o governador Jorginho Mello, o Comandante Araújo Gomes e o comandante da Polícia Militar Aurélio Pelozato da Rosa.

O prefeito de Florianópolis destacou a importância da tradição. “Estou presente em todas as manifestações da cidade e com a Procissão Senhor dos Passos não seria diferente. É orgulho pra todo o morador e devoto poder acompanhar pelo menos uma vez na vida essa que é a maior e mais antiga manifestação religiosa do sul do país. Uma demonstração de fé inabalável”, celebrou.

A coordenadora da Procissão, Rita Peruchi, agradeceu a participação de toda a comunidade. “Está foi uma das mais belas Procissões que já realizamos. O povo, lado a lado das imagens, caminhando, orando, agradecendo, mantendo a nossa tradição cada vez mais viva. Todo o caminho do nosso percurso uma multidão acompanhou as imagens. E ele, nosso Senhor dos Passos, merece toda devoção. Que sigamos o que disse Padre Valdemar no sermão do encontro e que não nos percamos e que sigamos todos juntos em um só coro”. 

 

Às 17h40 as imagens chegaram à frente da Capela Menino Deus, quando o arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson, agradeceu a comunidade e foram entoados o Pai Nosso e a Ave Maria, precedendo a entrada das imagens na Capela.

Às 17h48 as imagens já estavam na Capela Menino Deus, onde permanecem até a Procissão de 2025.

O capelão estreante, Ednardo Serafim de Souza destacou que essa foi uma Procissão do agradecimento, das bençãos e das orações. 

O governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, ressaltou a força do povo e da tradição que arrastou, mais uma vez, uma multidão aos pés do Senhor dos Passos.

O provedor da Irmandade Senhor dos Passos, Eduardo Dutra da Silva agradeceu o rejuvenescimento da procissão, do compartilhamento das experiências entre as famílias e entre o público das mais variadas idades. “Essa é a certeza de que nossa tradição seguirá viva no ontem, no hoje e no amanhã”, finalizou.

 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045