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Picapes ampliam participação no mercado interno
Licenciamentos cresceram 24%, duas vezes a média do mercado de automóveis e comerciais leves

Os emplacamentos do segmento cresceram 24%, mais do que o dobro da média do mercado e bem acima do avanço de 13% dos SUVs. Evolução maior do que as das picapes só a dos hatches pequenos, que avançaram 35%, para 475,3 mil. (foto divulgação)

Publicado em 09/01/2024

Com importantes lançamentos como a Chevrolet Montana, RAM Rampage e a nova geração da Ford Ranger, as picapes consolidaram-se como o terceiro maior segmento do mercado total de automóveis e comerciais leves em 2023. Os comerciais ficaram atrás somente dos SUVs e dos hatches pequenos ao ultrapassarem 403 mil licenciamentos.

Considerando modelos compactos, médios e grandes, as picapes responderam por 18,5% das vendas totais do ano passado, contra 16,5% da participação registrada em 2022.

Em igual comparativo, os emplacamentos do segmento cresceram 24%, mais do que o dobro da média do mercado e bem acima do avanço de 13% dos SUVs, que somaram 782,3 mil unidades e mais uma vez lideraram as vendas. Evolução maior do que as das picapes só a dos hatches pequenos, que avançaram 35%, para 475,3 mil.

Dentre os dez modelos mais vendidos no País em 2022, somente Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier registraram vendas menores no ano passado. A Chevrolet, porém, teve uma excelente compensação: viu a nova geração da Montana encerrar o ano na 5ª colocação.

Agora com maior porte, a picape lançada em fevereiro alcançou 30 mil licenciamentos e, com as 26 mil unidades da irmã maior S10, levou a General Motors a ocupar a segunda posição no ranking de marcas, atrás somente da Fiat, que mais uma vez dominou o segmento com 171,9 mil unidades, 42,6% de participação.

As dez picapes mais vendidas 

(em mil unidades)

Fiat Strada 120,6
Fiat Toro 51,3
Volkswagen Saveiro 46,6
Toyota Hilux 46,2
Chevrolet Montana 30,0
Chevrolet S10 26,0
Ford Ranger 20,3
Renault Oroch 12,7
Mitsubishi L200 12,6
RAM Rampage 8,6
   

O resultado da Fiat é a somatória da Strada, que atingiu 120,6 mil licenciamentos e foi mais uma vez o veículo mais vendido do Brasil, com as 51,3 mil unidades da Toro, considerada concorrente direta da Montana, mas que “não tomou coincidência” da  novata.

A veteraníssima Volkswagen Saveiro foi a maior surpresa de 2023 no que se refere às vendas. Com ligeiras modificações estéticas e técnicas na linha 2024, conseguiu o feito de dobrar os licenciamentos com relação ao ano anterior, para 46,6 mil unidades.

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Em nova geração, a Ranger cumpriu papel ainda mais importante dentro da Ford. A picape tornou-se o principal produto de vendas da marca desde o encerramento da produção de automóveis na Bahia. Fabricada na Argentina, a picape atingiu 20,3 mil emplacamentos ante 14,3 mil em 2022 e, sozinha, respondeu por 70% das vendas da Ford no País.

Outra recém-chegada ao segmento, a RAM Rampage encerrou o ano como a 10ª picape mais vendida do País, mesmo com apenas, de fato, três meses de vendas. O modelo fabricado em Goiana, em Pernambuco, acumulou 8,6 mil licenciamentos, suplantando Nissan Frontier e Volkwagen Amarok.

Da redação

Fonte: Autoindustria/jornalista George Guimarães

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