00:00
17° | Poucas Nuvens

Padrão de qualidade
SUV Mercedes-Benz GLA começa a ser produzido no Brasil

A equipe brasileira realizou treinamentos na fábrica de Pune, na Índia, e Kecskemét, na Hungria, para se familiarizar com todos os processos produtivos da montadora (Foto: Divulgação)

Publicado em 04/10/2016

Da redação

Segundo modelo da montadora com o selo nacional, o SUV compacto Mercedes-Benz GLA já está sendo produzido na fábrica de Iracemápolis (SP). O primeiro é o sedã C 180, lançado há cinco meses e marcando a inauguração oficial da planta de automóveis no Brasil. Os dois modelos são best-sellers da Mercedes-Benz no mercado premium do País. “Ao expandir a produção local estamos fortalecendo de maneira consistente nossa competitividade global”, afirma Markus Schäfer, membro do Board Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística.

Ele salienta: “Com a produção do GLA no Brasil, estabelecemos novos padrões em termos de flexibilidade e eficiência. Pela primeira vez em uma de nossas plantas, veículos de tração dianteira e traseira compartilham a mesma linha de produção. Isso torna Iracemápolis referência para a rede global de produção de automóveis da marca”. Esse modelo de produção extremamente flexível é possibilitado graças ao baixo grau de automação da linha.

Uma importante etapa para a qualificação da equipe brasileira para a produção do GLA foi o período em que realizou treinamentos na fábrica de Pune, na Índia, e Kecskemét, na Hungria. Durante a capacitação, os multiplicadores puderam se familiarizar com todos os processos produtivos com objetivo de replicar esse conhecimento internamente na fábrica brasileira. Este auxílio da rede global de produção motivou os funcionários e possibilitou que preparassem a nova fábrica da melhor maneira para o início da fabricação do GLA. Uma medida adotada pela companhia para assegurar que todos os veículos atendam aos mais rígidos padrões de qualidade já característicos da Mercedes-Benz, independentemente de seu local de produção.

Rede global de produção

A fábrica de automóveis de Iracemápolis (SP) foi inaugurada em março de 2016. Ela é parte da rede global de produção da Mercedes-Benz, que inclui também as plantas da Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Nesses locais, a Mercedes-Benz produz veículos de diversas plataformas para atender aos mercados locais.