00:00
21° | Nublado

Menor SUV da Volvo, EX30 chegará ao Brasil em 2024
Modelo movido a bateria será o carro mais barato da marca

Ele será a opção de entrada na linha e deve custar, portanto, abaixo dos R$ 330 mil, valor pedido pelo XC40 Recharge (Foto: Auto Indústria/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 13/06/2023

Candidato natural a modelo da marca mais negociado  no mundo e  especialmente em mercados de menor poder de compra, como o brasileiro, foi apresentado mundialmente em Milão, Itália, na quarta-feira, 07, o EX30, menor SUV da história da Volvo.

A referência ao nosso mercado não é gratuita. A própria montadora sueca já anunciou que o novo utilitário esportivo, movido exclusivamente a eletricidade, chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2024. Ele será a opção de entrada na linha e deve custar, portanto, abaixo dos R$ 330 mil, valor pedido pelo XC40 Recharge.

“O EX30 pode ser nosso menor SUV, mas é um grande negócio para nossos clientes e um grande negócio para nós como empresa. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso”, afirmou o CEO da marca sueca, Jim Rowan.

O modelo mede 4,23 m de comprimento e tem entre-eixos de 2,65 m de entre-eixos, porte  assemelhado ao do  Caoa Chery Tiggo 5X, por exemplo. Mais uma vez, o modelo estará repelto de tecnologias, como tradição da marca.

A Volvo permite até mesmo que o consumidor escolha entre dois tipos de bateria, o que, naturalmente, resultará em preço final maior ou menor. Uma, mais indicada para quem faz uso predominantemente urbano, a LFP, de fosfato de ferro e lítio de 51 kWh (272 hp), mais econômica na produção e capaz de levar o SUV aos 100 km/h em 5,7 segundos, com autonomia de 350 km.

Volkswagen e Stellantis investirão em minas de níquel e cobre no Brasil

Para um alcance maior e desempenho superior, o EX30 dispõe da bateria NMC, que utiliza lítio, níquel, manganês e cobalto. Com ela, pode-se percorrer até 480 km, segundo o ciclo. São 69 kWh (272 hp). O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h cai para 5,3 segundos.

Dependendo da versão e do carregador, são necessários apenas 25 minutos para carregar a bateria de 10% a 80%. Por meio do display central do carro e do aplicativo,  é possível definir a amperagem, o nível máximo de carga e quando deseja iniciar a carga.

O  EX30 é o primeiro Volvo a utilizar  a nova geração do Park Pilot Assist, que manobra em diversos tipos de vagas de estacionamento, incluindo curvas, paralelas, perpendiculares e diagonais. As atualizações dos softwares do SUV são over-the-air (OTA).

A Volvo enfatiza que o novo modelo permitirá ampliar, e muito, o público potencial da marca. “Há uma demanda crescente de consumidores em todo o mundo por SUVs premium pequenos e totalmente elétricos”, sustenta a montadora, que garante que o modelo terá preço semelhante ao de um carro a combustão nos  principais mercados.

“Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico”, ressalta Rowan. “Com o EX30, pretendemos trazer mobilidade premium totalmente elétrica para um público muito mais amplo, ajudando a avançar e acelerar a transição para a eletrificação total de que nossa indústria e sociedade precisam.”

Fonte: Auto Indústria

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br