00:00
21° | Nublado

Maverick, o antigo sedã V8 é a nova picape da Ford

Design e performance: Maverick não é mais um cupê ou sedã, mas, sim, uma picape versátil (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 22/02/2022

Quando você pensa em Maverick, qual imagem vem à sua mente? Possivelmente um Ford esportivo, de motor V8, sucesso nos anos 1970 ou, se você também gosta de cinema, talvez se lembre do famoso personagem Pete "Maverick" Mitchell em Top Gun, que ganhou o público cerca de uma década depois. O interessante é que tanto o personagem, interpretado por Tom Cruise, quanto o carro, que ganhou o coração dos apaixonados por automóveis, possuem características semelhantes: são velozes, destemidos, considerados um ícone e estão voltando com tudo em 2022 - em um novo filme e em uma nova versão. 

Hoje, a Maverick não é mais um cupê ou sedã, mas sim uma picape versátil, com design robusto e performance surpreendente. Quase 50 anos do lançamento do clássico, a nova Ford Maverick Lariat FX4 entrega conforto e performance. Possui motor 2.0 EcoBoost a gasolina, com 253 cv, além do câmbio automático de oito marchas e tração integral, fazendo com que ela chegue até 100 km/h em oito segundos, de acordo com teste realizado pela Quatro Rodas.

Design robusto

À primeira vista já é possível perceber que a nova Maverick é uma Ford Raça Forte. Seu design externo é robusto, possui uma caçamba com capacidade de 943 litros e 617 kg de fácil acesso. A picape também conta com rodas de liga leve 17", equipadas com pneus all terrain, o que garante aderência e controle. 

Destaque também para seus cinco modos de condução, que oferecem ao motorista o melhor desempenho para encarar vários tipos de terreno: normal, escorregadio, areia, rebocar e lama / terra. Assim como o design externo, o design interno da Maverick é surpreendente. Ela é muito espaçosa, confortável e consegue entregar o mesmo conforto de um SUV, comportando cinco passageiros tranquilamente. 

Os bancos foram desenhados para proporcionar maior conforto ao motorista e passageiros. O do motorista, por exemplo, é elétrico e conta com oito ajustes de posições. A picape também possui ar-condicionado dual zone, volante revestido em couro e bancos parcialmente revestidos em couro de duas cores, o que dá aquele ar esportivo - característico do modelo dos anos 1970.

Tecnologia e segurança

Tecnologia é o que não falta na picape. A Maverick possui conexão com o FordPass, em que é possível dar a partida, acionar o ar-condicionado e mais, usando o aplicativo de mesmo nome. 

Ela possui uma tela de 8” - sensível ao toque - saídas USB, comandos de voz e Bluetooth; câmera traseira para oferecer mais segurança ao motorista; controle de descida para a condução em terrenos íngremes, sete air bags, farol alto automático e um alerta de colisão. 

O alerta informa o motorista, por meio de sinais sonoros e visuais, caso haja a possibilidade de colisão. Também conta com freios pré-carregados, permitindo ao motorista uma resposta mais rápida. Caso ele não consiga tomar as medidas corretivas, os freios podem funcionar de forma automática, minimizando e até evitando a colisão. 

Mais versatilidade

Com a Maverick é possível aproveitar cada momento da sua vida, do campo à cidade. A caçamba tem vários pontos de apoio para configurar os divisores de carga da melhor forma. Também possui pontos de fixação variados, assegurando que os itens estejam presos do melhor jeito, compartimentos inteligentes com trava nos dois lados - e até um abridor de garrafa. 

A picape também possui um compartimento extra no banco traseiro, facilitando a segurança no transporte de objetos importantes e um espaço interno inteligente, com porta óculos no painel, porta objetos ao lado da tela do SYNC e um compartimento na porta para guardar itens como notebook, smartphone, carteira e mais. 

Ficha técnica 

Ford Maverick Lariat FX4

Motor: gas. diant. transv. 4 cil., 16V, turbo, 1.999 cm3, 240 cv a 5.500 rpm, 38,4 kgfm a 3.000 rpm

Direção: elétrica

Câmbio: automático, 8 marchas, tração traseira

Suspensão: McPherson (dianteira), multilink com amortecedores monotubo pressurizados e batente hidráulico (traseira)

Freios: disco ventilado (dianteira e traseira)

Pneus: 225/65 R17 A/T

Dimensões: comprimento, 507 cm; largura, 212 cm; altura, 174 cm; entre-eixos, 308 cm; peso, 1.692 kg; caçamba, 943 l

Fonte: Dimas Ford

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!