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Fim dos incentivos automotivos une três Estados do Nordeste
Jerônimo Rodrigues, da Bahia, revela a preparação de um documento conjunto com Pernambuco e Ceará

o estado pernambucano abriga o Complexo Automotivo da Stellantis, em Goiana, onde são produzidos modelos Jeep e Fiat. No Ceará funcionava a fábrica da Troller, pertencente à Ford, que está em processo de venda (Foto: Auto Indústria/ Da redação) **Clique para ampliar

Publicado em 22/08/2023

Pelo menos três governadores do Nordeste estão se unindo para tentar impedir o fim dos benefícios concedidos na região para o setor automotivo. A informação foi divulgada por Jerônimo Rodrigues, da Bahia, ao participar na noite de quinta-feira, 17, em evento promovido pela BYD na capital paulista.

“Estamos nos organizando”, comentou Rodrigues, dizendo já ter acertado uma ofensiva conjunta com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas. “Estamos preparando um documento para encaminhar aos senadores e ao governo federal explicando nossa posição”, complementou o representante da Bahia.

Vale lembrar que o estado pernambucano abriga o Complexo Automotivo da Stellantis, em Goiana, onde são produzidos modelos Jeep e Fiat. No Ceará funcionava a fábrica da Troller, pertencente à Ford, que está em processo de venda.

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As montadoras de veículos instaladas no Sul e no Sudeste são contrárias a prorrogação do regime especial do Nordeste, enquanto as que têm operações lá, caso da Stellantis, defendem a medida não aprovada na Câmara e que agora está em discussão no Senado.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, disse que a entidade não se prosiciona sobre políticas regionais por ter associadas em diferentes estados brasileiros.

No âmbito da reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados, um adendo que estendia os benefícios para a região de 2025 para 2032 foi derrubado na votação final. Agora os governadores do Nordeste tentam junto ao Senado Federal retomar essa proposta.

“A extensão não precisa necessariamente ser até 2032. Mas precisamos ter um fôlego além do previsto atualmente porque há negociações em curso, como as existentes com a BYD, que contemplam uma prorrogação do prazo atual”, explicou Rodrigues.

O chaiman do Conselho da BYD no Brasil, Alexandre Baldyn, disse que pode haver uma redução no investimento de R$ 3 bilhões aprovado para a Bahia casos os benefícios não sejam mantidos por mais um tempo. A BYD vai operar nas antigas instalações da Ford em Camaçari.

A montadora estadunidense devolveu a fábrica para o governo da Bahia, que agora pagará uma indenização à Ford para posterior acerto com a BYD. Além da fabricante chinesa, o governo baino, segundo Rodrigues, tenta atrair para o Estado uma montadora de ônibus, além de empresas de outro setor, como uma de componentes para avião hoje instalada em São José dos Campos, SP.

Fonte: Auto Indústria

Da redação

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