00:00
19° | Nublado

Cavalheiros em duas rodas
Evento motociclístico beneficente reúne elegância e estilo inconfundível das motocicletas clássicas

Pilotos saem às ruas com suas motocicletas e trajes elegantes para demonstrar apoio ao passeio (Foto: Divulgação)

Publicado em 06/09/2016

Florianopolis estará, pela quarta vez, no calendário do maior evento beneficente do mundo para proprietários de motos antigas e clássicas, o Distinguished Gentleman’s Ride (DGR) ou “Passeio dos Cavalheiros Diferentes”, em tradução livre. Este ano, o evento acontecerá no domingo, dia 25 de setembro, na Triumph Floripa, no Jardim Atlântico.

O passeio acontece simultaneamente em 500 cidades, de 90 países ao redor do mundo. Mais de 50 mil homens e mulheres saem às ruas, bem vestidos em suas motocicletas em prol da saúde masculina. Em 2016, o “DGR” escolheu a Movember Foundation como sua parceira de caridade oficial e estabeleceu como meta arrecadar 5 milhões de dólares para pesquisas de câncer de próstata e programas de prevenção do suicídio masculino.

Criado em 2012, o Distinguished Gentleman’s Ride é o único evento motociclístico de caridade deste tipo no mundo: uma celebração da arte de estar elegante e também do estilo inconfundível das motocicletas clássicas customizadas que busca angariar fundos para combater o câncer de próstata. A Triumph Motorcycles é a patrocinadora global do evento.

Na edição do ano passado, mais de 37 mil pessoas, elegantemente vestidas, em mais de 410 cidades espalhadas pelo planeta, arrecadaram mais de US$ 2,3 milhões para a pesquisa do câncer de próstata. E fizeram isso de maneira divertida, pilotando suas motocicletas café racers, bobbers, scramblers e outros modelos clássicos.

A inspiração

Mark Hawwa fundou o “Distinguished Gentleman’s Ride” após se inspirar em uma foto do personagem Don Draper, de Mad Men, montado em uma moto clássica vestindo o seu melhor terno. Foi decidido que um passeio temático seria um ótimo modo de combater o estereótipo frequentemente negativo associado a homens em motocicletas, ao mesmo tempo conectando as comunidades de motociclistas deste segmento clássico.

No Brasil, o evento vai acontecer em 10 cidades: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cascavel (PR), Chapecó (PR), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).  Todos os pilotos participantes devem se cadastrar no website oficial do evento para ter acesso ao detalhes do trajeto, e concorrer a prêmios. Cadastre-se agora para criar seu perfil e começar a captação de doações: http://www.gentlemansride.com

Da redação