00:00
21° | Nublado

Um lar de transição

A marcenaria fixa horizontal alonga a sensação de profundidade deste compacto estúdio de 47 metros quadrados localizado no Centro de Florianópolis. Arquiteta criou, em poucas linhas, um espaço multiúso (Fotos: Mariana Boro)

Publicado em 20/05/2021

Quem diria que uma tarde animada de carnaval renderia uma amizade para a vida inteira. Mas quando “bate o santo”, não tem jeito e nem passou pela cabeça chamar outra pessoa para dar conta dos compactos 47 metros quadrados do estúdio recém-adquirido e entregue novinho em folha pela construtora no centro de Florianópolis.

O casal, com endereço fixo em São Paulo, mantém uma casa de praia na Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha, onde passa a temporada de verão. Com planos de mudar de vez para Santa Catarina nos próximos cinco anos, eles optaram por comprar neste meio tempo um imóvel bem localizado no centro da cidade, para ajudar no processo de adaptação e familiaridade com a vizinhança.

“O estúdio representa esta etapa de transição dos lares, para viver a dinâmica da cidade. Quando não está sendo utilizado pelos proprietários, é locado. Por isso trabalhei o conceito contemporâneo com divisão de ambientes, sem excessos e bloqueio de luminosidade. Pensei no morar transitório de algumas semanas para determinar a quantidade de armários de estocagem e equipamentos, sem intervenção estrutural”, comenta a arquiteta Ana Granzoto.

A missão da profissional, em meio à pandemia, foi transformar a metragem total em uma base acolhedora e flexível para múltiplos usos. Ana reservou mais de um terço da área privilegiada pela luz natural para montar o quarto e a área de estudo e trabalho. A divisão entre os ambientes se dá por uma estante vazada, lugar para acomodar livros e também servir de apoio para a cabeceira.

 

“O projeto luminotécnico ajudou a setorizar a planta enxuta, de acordo com as funcionalidades coexistentes. Dois grandes plafons com circuitos separados, para uso geral e pontual, distribuem a luz por toda a sala, dormitório e cozinha. Pontos de luz demarcam e valorizam a mesa de refeições e a parede que acomoda a marcenaria baixa. Abajures sobre os tampos e fitas de led criam uma penumbra aconchegante”, acrescenta.

No hall do estúdio fica a lavanderia camuflada por portas de espelho, do chão ao teto. A superfície também reflete o volume verde das paredes do banheiro e traz aconchego e profundidade. “A marcenaria em carvalho mel acompanha a metragem da parede e segue rigorosamente a altura da bancada de trabalho, dando uma unidade linear ao conjunto. Os nichos em laca azul marine e portas sem puxadores se confundem propositalmente com painéis, servindo de espaço de estocagem e servem para sustentar a TV. O sofá retrátil está posicionado de costas para o aparador/mesa de refeições com tem altura de bar, possibilitando também a visão da TV”, esmiúça Ana.


Arquiteta Ana Granzoto
 

O espaço de preparo das refeições conta com armários baixos em tom areia e apenas prateleiras na parte superior preenchidas com louças e equipamentos A parede é revestida de cerâmica que remete ao granilite. O quarto, isolado do estar, possui estante com estrutura metálica grafite com nichos verde vegabo. Também faz anteparo para a cabeceira estofada em lona azul evidenciada pela iluminação de apoio.

O armário em carvalho mel tem portas de alumínio grafite e vidro canelado, organizado e leve como o pedido dos clientes. Com a escala linear da marcenaria, a opção foi por uma cama baixa que não ultrapassasse a altura das bancadas. A mesa de trabalho e estudo emenda com o móvel da sala, o local escolhido estrategicamente é banhado por luz natural.

Fornecedores:

Studio

Ambientes -  mobiliário solto

Formus

 - Marcenaria fixa Luminárias – Ouse Iluminação – luminária de mesa Guarda-Chuva de Ana Neute da bancada de estudo e luminária de mesa Holofote de Cláudia Troncon na composição com a tela Elegant

Cortina

 – Alex Fernandes

Tapete

 estonado – Unlimited

Bancadas

 em quartzo – Floripa Mármores

Cerâmica

 Twist da Portobello na parede da cozinha

Quadros

 – Urban Arts  - foto parede verde Lagoa da Conceição por Max Yan – apoiado Elegant one line coupe por 4yuodraw

 

Texto escrito por Luciana de Moraes

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!