00:00
21° | Nublado

Instituto Collaço Paulo – Arte em um cenário encantador, por Fernando Teixeira

Desde sua abertura o Instituto recebe a Exposição “Mais Humano: Arte do Brasil de 1850-1930” (Fotos: Fernando Teixeira) **Clique para ampliar

Publicado em 18/08/2022

Descrever as belezas do bairro Coqueiros, situado na região continental de Florianópolis, não é tarefa das mais fáceis. Suas paisagens carregadas de encanto são alimento para a alma e colírio para os olhos. Em cada uma das enigmáticas pedras que afloram nas águas calmas da baía Sul, ou mesmo no contorno majestoso do Cambirela que emoldura esse singular cenário, percebe-se o toque refinado da divindade numa de suas mais inspiradas criações. Aliado a isso, Coqueiros tem se transformado, nas últimas décadas, num dos lugares mais atraentes para quem procura uma gastronomia diversificada e de qualidade. Caminhar por sua orla, descansar à sombra de suas árvores olhando o mar, ou frequentar seu belo parque em busca de saúde e bem-estar, são rotinas das quais se utilizam moradores e visitantes da região, tornando a vida mais colorida e atraente naquele cantinho da cidade.  

Não bastasse tudo isso, agora vem se incorporar a esse singular ambiente, um dos maiores presentes que Florianópolis poderia ganhar, o Instituto Collaço Paulo - Centro de Arte e Educação, o que deixa o bairro ainda mais bonito e charmoso. Inaugurado no último dia 30 de julho, o mesmo encontra-se instalado numa propriedade da família, na Rua Desembargador Pedro Silva, na Praia do Meio. De acordo com informações repassadas pela assessora de imprensa do Instituto, Néri Pedroso, essa iniciativa, inédita em Florianópolis, foi idealizada pelo casal Jeanine e Marcello Colaço Paulo e pretende contribuir para uma mudança no panorama institucional das artes visuais de Santa Catarina, com uma proposta que alia colecionismo e o sonho de um projeto educativo, algo que já vinha sendo acalentado há algum tempo pela família.

A pandemia e o isolamento social, ajudaram o casal a fortalecer o antigo desejo de difundir o amplo acervo de obras de arte de sua propriedade, adquiridos em conjunto desde a década de 1980, com a criação de um local para exposições e ao mesmo tempo voltado a realização de ações educativas para crianças. A intenção é fazer com que estas despertem o interesse para as artes visuais e o colecionismo, entre outros temas. 


Para isso, a sede do Instituto dispõe de um belíssimo ambiente onde as obras podem ser vistas e admiradas e um núcleo educativo, totalmente equipado, envolto numa atmosfera colorida e lúdica.

Num futuro próximo, o espaço passará a receber “os pequenos”, que poderão, além de contemplar o acervo em exposição no Instituto, colocar literalmente a mão na massa, utilizando-se de papéis e tintas, expressando livremente sua criatividade e imaginação.     

 

Desde sua abertura o Instituto recebe a Exposição “Mais Humano: Arte do Brasil de 1850-1930”. Com curadoria de Francine Goudel, a mesma reúne 70 telas, duas esculturas e 34 artistas brasileiros e estrangeiros, radicados ou com produção no país, oriundas das concepções acadêmicas de arte e do princípio do movimento modernista no Brasil. Para a curadora, “ao assumir um caráter didático, o caminho a ser percorrido no espaço expositivo foi idealizado através de eixos de exploração, aglutinados por gêneros artísticos e títulos que possibilitam leituras em seu conjunto e sobretudo na contemporaneidade”. Ainda segundo ela, a reunião destas obras, significativas na Coleção Collaço Paulo, promove nesta ocasião, para além da oportunidade de ver o caráter contextual de um período, a possibilidade de pensar no tempo presente, em especial sobre os aspectos mais humanos”. Vários nomes de peso fazem parte da mostra, podendo-se citar entre estes, Belmiro de Almeida, Bruggemann, Eduardo Dias, Eliseu Visconti, Georgina de Albuquerque, Henrique Bernardelli, Pedro Américo, Rodolfo Bernardelli, Victor Meirelles e Weingartner.

Visitar esse novo espaço de arte e cultura passa a ser, a partir de agora, um programa obrigatório para quem aqui vive, ou nos visita. Percorrer os ambientes coloridos da casa, podendo contemplar artistas de renome e suas importantes obras é algo que deixa todos encantados e quase sempre surpreendidos por detalhes nunca antes observados! Que tal uma visita ao Instituto? Tenho certeza que você irá se apaixonar! 

Abaixo, informações sobre como acessar ao Instituto Collaço Paulo:

Rua Desembargador Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis, SC. Telefone: (48) 3025-4058.

www.institutocollacopaulo.com.br

Redes Sociais: @institutocollacopaulo

Exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”

Entrada gratuita

Até 21 de janeiro de 2023, segunda a sábado, 13:30 às 18;30    

 
 
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI


Sobre o autor

Fernando Teixeira

Formado em Arquitetura e Urbanismo (UFSC), mestre em Geociências e Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), natural de Florianópolis. Atualmente tem se dedicado à fotografia.


Ver outros artigos escritos?