00:00
21° | Nublado

Adri Tiezzi apresenta: projeto de bem-estar, lives, home office e mais

(Foto: Paulinho Sefton)

Publicado em 08/05/2020

Editorial

Desde o nosso último encontro, na edição de março, vivemos um divisor de águas. Com a chegada da pandemia do coronavírus no Brasil, em SC e em Florianópolis, a palavra de ordem é o Isolamento social, uma ação social e comunitária. Há mais de um mês, a orientação continua sendo: fique em casa!  Será que viveremos outros tempos? Enquanto a ciência intensifica os estudos para a criação de uma vacina e tratamentos, nos reinventamos. Passamos a dormir em nosso emprego, e como lidar com isso? Em tempo de profundas crises, uma janela de oportunidades se abre para mudanças, para mudar o curso das coisas. Em meio ao caos e à angústia, as pessoas se sensibilizam e as “lives” se intensificam como forma de reflexões, conhecimento e conexão. Então, nesses tempos desafiadores, aprendemos a desaprender e a nos reinventarmos. Reinvente o futuro!

Em boa hora (FOTO)

Ao pensar em cada detalhe do InLight Beiramar Wellness, estúdio voltado à saúde e ao bem-estar recém inaugurado no centro de Florianópolis, a arquiteta Joana Amin buscou nos elementos da natureza o fio condutor ao criar uma atmosfera acolhedora, como uma casa. Nos 102 metros quadrados do espaço, antes um escritório de advocacia, Joana pontuou o verde em uma parede de plantas naturais, assim como a madeira a partir do ripado e do mobiliário, em tons crus, suaves. A profissional colocou ainda a energia do fogo representada em pequenos detalhes, como o cobre, e a água do mar está à vista de todos, emoldurada pelas grandes janelas.

Elas chegaram para ficar

Nestes dias de isolamento social, as lives se intensificaram como forma de conexão, troca de conteúdo e reflexões. A loja Masotti Floripa convida profissionais para participar de lives em sua conta de Instagram,  contribuindo para amenizar a situação atípica que estamos vivendo. A primeira convidada foi a psicóloga e terapeuta Telma Lenzi, que falou sobre "Como lidar com o aspecto emocional em tempos de isolamento social". A doutora em Inteligência Organizacional Maria Cristina Zambon, apresentou para arquitetos e designers o tema "Novo modelo mental para negócios - Como teremos de nos adaptar após o cenário de isolamento social". Já a arquiteta e criadora do portal Casa de Raiz, Hellen Fírmíno, discorreu sobre "Arquitetura do Autoconhecimento - A casa como ponto de partida para a transformação."  Todas as lives tiveram forte e qualificada presença de público. E assim tem sido um momento de troca, conexão e aprendizado.

Aconteceu 

Aconteceu em São Paulo nos dias 10 a 13 de março, no Transamérica Expo Center, a Expo Revestir. O Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) fez uma programação especial para profissionais e lojistas se conectarem com as novidades do setor. Durante três dias o grupo participou de atividades como a visita técnica Archtrends Summit e experiências culturais em São Paulo.

Home Office

Em tempos de conexão e troca, profissionais contam um pouco da sua rotina nesse período digital:

“Temos trabalhado em nossas casas, mas de fato não é a mesma coisa. Até porque isso não foi por opção. A rotina da casa e das pessoas mudou repentinamente, mudanças aconteceram e todos tivemos que nos adaptar e assumir mais e diferentes funções. Com tudo isso eu pude constatar que gosto mesmo é do presencial, e esta é a opinião de todos os integrantes da nossa equipe. Mesmo estabelecendo novas rotinas, a produtividade não tem sido a mesma e estamos rezando pra voltar logo porque a saudade do nosso convívio social já é enorme!”

Rosane Girardi – Arquiteta

“Há alguns anos eu trouxe pra casa todo o financeiro da minha loja, e agora, em tempos de quarentena, é algo que até serve para me distrair, embora com muitas preocupações, sobre se vou aguentar pagar tantas contas sem entrar receita. Mas estou chegando à conclusão que é muito bom trabalhar de casa!”

Paula Pereira Oliveira – empresária (Paula Papéis e Tecidos)

“Estamos tentando ser produtivos da melhor forma possível trabalhando em home office, mas dando acesso e apoio aos clientes e profissionais através do Whatsapp e do site da loja. As redes sociais e outras ferramentas digitais são aliadas para conseguirmos produzir, nos aperfeiçoar, nos reinventar e nos adaptar nesse período de isolamento social que estamos vivendo.”

Koka Rigon – empresária (Roka Ideias e Objetos)

“Nossa experiência de home office nos pegou de surpresa! Já utilizava ferramentas de gerenciamento com a equipe e tivemos que aprimorar nossa comunicação. De uma certa maneira todos nós tivemos que nos adaptar. Pra mim foi bem desafiador equilibrar as atividades do escritório, casa, família, filha, dentre outras. Está sendo um momento ótimo de redescobertas, de cuidar da família, de conectar com minha filha e também de pensar novas estratégias. Além de ter me "dado" mais tempo para estudar, curtir minha casa, minhas plantas, tomar um café demorado.... luxos simples!”

Ana Trevisan – arquiteta e paisagista