00:00
21° | Nublado

Adri Tiezzi apresenta: Guirlanda de Natal e Projeto Entre Contrastes

Guirlanda de Natal (Foto: Roka ideias e objetos)

Publicado em 08/12/2020

Editorial

Então é Natal, mais um ano se passou... E que ano, cheio de angústias, incertezas e aflições, mas erguemos nossas cabeças e lutamos bravamente contra um vírus desconhecido, uma economia assustadora, e vencemos!

A nossa participação no Jornal chega ao fim. Confesso que já estou com saudade de preparar com tanto amor e alegria o nosso jornal. Tentei, durante esses 10 meses, trazer para vocês o que aconteceu de melhor no mundo da arquitetura e da decoração. Agradeço à toda equipe do Jornal, principalmente ao Hermann pelo convite, e a todos os colaboradores, que mesmo em um ano tão difícil, com poucos eventos, colaboram com suas notícias.

Desejo a todos um 2021 imunizado, repleto de alegrias, esperança e amor!

Um abraço a todos, obrigada pela leitura nesses 10 meses e fiquem com Deus!

 

Guirlanda de Natal

A guirlanda de natal é um símbolo que representa sorte, normalmente pendurada na porta de entrada, e é vista como um convite para o espírito natalino entrar em casa. Por ser uma tradição, existem outros significados curiosos para ela. Acredita-se que a guirlanda possa representar a coroa usada por Cristo ao ser crucificado, onde as folhas representam os espinhos e os frutos vermelhos gotas de sangue.

Outro significado é que os povos antigos que habitavam regiões de frio intenso guardavam folhas e as mantinham como símbolo de preservação da vida durante o inverno gelado. 

E por último, faziam em forma de círculo pois representava o movimento solar, esperando um novo ciclo onde novas folhas viriam.também era considerada um símbolo de sorte.

Guirlandas vendidas pela loja Roka Ideias e objetos:

 

Fotos: Divulgação/Roka ideias e objeto

 

Projeto Entre Contrastes, do Sebrae/SC, lança os catálogos com as coleções de artesãos catarinenses

Iniciativa também apresenta o TrendBook com as tendências sobre mercado e consumidor 


O artesanal nunca esteve tão em evidência. A exclusividade, aliada aos processos que trazem a identidade e a história do criador, se tornou peça fundamental em nossos tempos de consumo mais atento.

Há dois anos o Sebrae/SC desenvolve o Projeto Entre Contrastes, iniciativa ancorada na promoção de um novo posicionamento do artesanato catarinense com foco na sustentabilidade e no relacionamento com a indústria.

Para marcar esta etapa, ocorre neste mês o lançamento dos Catálogos Entre Contrastes Artesanato Catarinense e Entre Contrastes Blumenau. E ainda o TrendBook 2020/2021 - Tendências Para Criar Mudanças, um compilado de estudos sobre o comportamento do mercado e dos consumidores. O material pode ser acessado de forma gratuita por meio do site sebrae.sc/artesanato. 

Os catálogos são a materialização dos momentos de estudos, desenvolvimento de coleção, do mergulho na identidade da marca, sua estética e sua proposta de conversa com o consumidor, atualmente tão ativo. Desta forma, o projeto contribui para a ampliação do nível de empreendedorismo e de autonomia do artesão de Santa Catarina. 

“O Sebrae/SC tem muito orgulho de desenvolver projetos como esse que além de fomentar o empreendedorismo ainda promovem a contemporaneidade e a produção autoral catarinense elevando a qualidade e competitividade no mercado nacional e internacional”, destaca o Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos.

Nascido a partir da boa repercussão de uma exposição realizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato (Crab), no Rio de Janeiro, em 2018, o Entre Contrastes atendeu 92 artesãos de forma direta em 2020. Percorrendo diversas regiões do Estado, fizeram parte 11 núcleos de produção e algumas parcerias com as Prefeituras de Abdon Batista, Balneário Piçarras, Blumenau e Porto Belo atendendo os artesãos vinculados às Secretarias Municipais de Cultura ou Programas Municipais de apoio ao desenvolvimento da Economia Criativa e Artesanato.

Fundamentado em diretrizes que passam pela autonomia do empreendedorismo à qualificação da produção, entre outros temas, o projeto também busca contribuir para o desenvolvimento de produtos simbólicos e característicos do Estado. É a nossa história a partir das mãos de quem produz artesanato.

“A intenção é levar à casa das pessoas peças funcionais para transformar lares, contar histórias. É também valorizar as mãos, as memórias e o estilo de vida de cada artesão envolvido no projeto, que por meio da arte e da ressignificação do design nas peças desenvolvidas pode expressar e proporcionar diferentes sensações e sentimentos”, comenta a Coordenadora do Programa de Artesanato do Sebrae/SC, Simone Amorim Pereira Cabral.

Texto: Melissa Hoffmann

Crédito dos fotógrafos: Daniel Machado, Dariane Luz e Guilherme Pazett