00:00
21° | Nublado

A roda gira?

(Foto: Divulgação)

Publicado em 21/03/2017

Após a edição passada, onde falei sobre a retomada das nossas rotinas, podemos considerar que nesta dinâmica da vida já está em tempo de sair dela. Por que não buscarmos referências e memórias ampliando a nossa bagagem e proporcionando aos nossos clientes um leque maior de opções? Diante de tanta invenção e reinvenção, o que nos cabe é viver e aproveitar ao máximo a passagem pela vida, na busca da ampliação de repertório em viagens, livros, filmes, arte, design e, principalmente, relacionamentos? A era digital, em que podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo através de uma tela de celular, não substitui a experiência presencial.

Neste mês estive na Expo Revestir, em São Paulo, e vi de perto os lançamentos (peças que remetem ao mármore natural e a mega formatos), as tendências (cobogós de concreto editáveis) e o que está na moda (tijoletas em cerâmica com diversos acabamentos). Passei também pelo bairro mais contemporâneo do momento, Vila Madalena, onde cada rua é uma nova experiência e uma lição de urbanidade, contando com diversas gentilezas urbanas e elementos transformadores que proporcionam aos pedestres o direito de se apropriar dos espaços públicos e privados.

Já em Floripa pouca coisa mudou. Muitos operários estão trabalhando em nossa aclamada Ponte Hercílio Luz, porém, o meu, o seu, o nosso processo que está na mesa do secretário para colher uma simples assinatura, continua por lá. Precisamos desse documento para fazer a roda girar.

Cobogós 

A Docol inova mais uma vez na qualidade e proposta do seu stand e produtos, mas a máxima está em peças de concreto, releituras dos cobogós, que dominam o mercado com suas aplicações variadas em fachadas, tetos e ambientes internos.

Repaginando

Foram divulgadas as listas dos nomeados para integrar o corpo técnico nos órgãos de planejamento da cidade:

- Secretaria Municipal Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano:

assessor Técnico: Alex Félix Benício; diretor de Arquitetura e Urbanismo: Alfredo Germano Caprio Cerau; diretor de Planejamento Urbano: Marcelo Martins da Rosa; diretor de Operações: Sebastião Carlos de Andrade Machado; gerente de Cadastro Único de Processos: Fábio Euclides Damásio; gerente de Fiscalização de Obras: Valmir José Sardá; gerente de Licenciamento de Obras: Ivanna Carla Tomasi.

- Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF): diretor da Região Metropolitana: Michel Andrado Mittmann; diretor de Cartografia, Cadastro e Geoprocessamento: Sara Baach Silveira; diretor Geral: Gelson Cesar Correia Pertille; gerente de Arte Pública: Maria de Lourdes Pires; gerente de Cadastro: Kalil Teixeira.

Arquiteto brasileiro 

O arquiteto Rodrigo Kirk, de Itajaí, é o representante brasileiro no concurso mundial Architizer, com um projeto grandioso e de bela estética montado em containers.

 

 


Sobre o autor

Mário Pinheiro

Colunista do Caderno de Arquitetura e Decoração do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?