00:00
21° | Nublado

Quarto de bebê
Decoração provençal tem características de aconchego e delicadeza

O mobiliário do ambiente foi desenhado pelas profissionais exclusivamente para o projeto, visando o conforto e a funcionalidade do espaço (Fotos: Divulgação)

Publicado em 20/06/2017

Da redação

Quando o assunto são quartos de bebês, não existem regras que impeçam os pais de criarem o ambiente dos sonhos para os pequeninos, logo a arquiteta, Rebeca Risse, e a designer de interiores, Renata Cerrini não pouparam criatividade e estilo na hora de desenvolver este ambiente para um casal à espera do primogênito. “O projeto segue o estilo provençal ou cottage, utilizado nos móveis ornamentados com pintura decapada, nas cores pastéis dos tecidos, paredes e papel de parede, trazendo romantismo, aconchego e delicadeza ao ambiente, combinando perfeitamente com o quarto de um bebê”, explicam as profissionais.

Utilizando um painel com nichos vazados e pintura em laca branca decapada, remetendo à ideia do estilo provençal, Rebeca e Renata optaram por um papel de parede para compor o décor que foi norteado pelo tema ‘ovelhas’, o que facilitou a utilização de outros bichinhos de pelúcia e os quadros nos nichos. “O estilo provençal é uma tendência muito utilizada em dormitórios por trazer um ar aconchego e tranquilidade ao espaço. Os tons pastéis e o capitonê presente na cabeceira do berço também são itens com grande tendência no mercado”, detalham.

Destaque para o mobiliário do ambiente, que foi desenhado pelas profissionais exclusivamente para esse projeto, visando o conforto e a funcionalidade do espaço. “Os nichos servem de apoio para a decoração e a iluminação indireta do ambiente. A varanda existente foi integrada ao quarto, criando um lugar mais reservado para a amamentação”, elucidam.

Facilidade para os pais

De acordo com Rebeca e Renata, além da parte decorativa e apoio para os acessórios, os móveis foram planejados para o melhor funcionamento do dia a dia dos pais com o bebê. A iluminação indireta no painel traz conforto para o momento das trocas e amamentação. No quesito cores, por se tratar de um ambiente pequeno, as cores predominantes são tons pastéis, como o bege e o azul.

“Esses tons são tendência na decoração infantil por trazerem maior conforto e delicadeza ao quarto. Os móveis seguem a mesma ideia de tons claros para não carregar o ambiente. O mesmo ocorreu na hora de optarmos pela cortina de voil branco que confere mais privacidade na hora da amamentação e traz suavidade e leveza. E as persianas utilizadas na varanda são translúcidas, evitando a visão do exterior para o interior, mas trazendo a claridade natural para o quarto”, finalizam.