00:00
21° | Nublado

Planeta Casa
CASACOR SC, que acontece em Balneário Camboriú, apresenta tendências em décor e se destaca pelo diálogo com a natureza

Área Gourmet Payaguás Deca, de Thayane Santana: reaproveitamento de materiais (restos de madeira) - Crédito: Lio Simas

Publicado em 23/07/2019

Sustentabilidade já não é só um ideal. Com as graças da tecnologia e a criatividade de profissionais — sem jamais perder de vista a essência do aconchego de casa, claro — é a realidade nos ambientes da CASACOR Santa Catarina, que acontece em Balneário Camboriú. A edição 2019, que abriu as portas no último dia 7 de julho na Casa do Lago, bairro Ariribá, é um evento fundamental para conhecer tendências em design, soluções arquitetônicas, novidades em décor e automação, os artistas em evidência na região e muito mais. A mostra segue aberta para visitação até 18 de agosto.

Os 24 ambientes da edição 2019 foram assinados por 41 profissionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Inspirados pelos três pilares do conceito Planeta Casa — sustentabilidade, tecnologia e afeto —, tema das mostras deste ano em todo o Brasil, eles transformaram o imóvel num espaço em total sintonia com as águas (rio, mar, lago) e com a natureza do entorno. “Esta edição é um convite a viver a experiência CASACOR. Os espaços estão mais humanizados. Isso porque os profissionais buscaram fornecedores alinhados ao propósito de oferecer aos visitantes a vivência na prática de cada ambiente. Pode sentar, experimentar, viver cada experiência”, diz Francis Bernardo, diretora da mostra.

Soluções arquitetônicas e reaproveitamento de materiais

A Casa do Lago é um imóvel de tijolos à vista erguido num terreno de 4,5 mil metros quadrados. Os ambientes projetados para a CASACOR foram pensados de maneira a manter as características originais, mas com soluções arquitetônicas para detalhes como pé direito baixo, por exemplo, ou luz e formas para ampliar espaços pequenos. Outro destaque da mostra é o reaproveitamento de materiais que seriam descartados. Cordas velhas utilizadas para pesca e amarração de barcos, em vez de irem para o lixo foram transformadas em obras de arte. Restos de pedras, como mármore, ou de madeiras de construção, viraram materiais de acabamentos e para dar um toque de ousadia na cozinha. Restos de árvores ressurgem como peças de mobiliário.

Tons terra e naturais, presentes em vários ambientes, nos conduzem pelo caminho do afeto, afinal não há lugar mais aconchegante que a natureza.

Ambientes híbridos e lançamentos

Esta edição da franquia em Balneário Camboriú evidencia a harmonia com a natureza, mas também apresenta soluções para as diferentes configurações familiares. Tem desde ideias de ambientes híbridos, para quem mora sozinho, até espaços que convidam à confraternização e ao convívio entre várias pessoas. Além disso, a edição deste ano também apresenta em primeira mão algumas tendências em formas (cantos arredondados estão em alta!), objetos de design e soluções em automação. Lançamentos de louças para cozinha e banheiro e novos revestimentos também são destaque e mostram que é possível criar ambientes funcionais com produtos antes considerados apenas conceituais. “Todos os profissionais seguiram à risca o tema deste ano, Planeta Casa. Inspirados nos pilares afetividade, sustentabilidade e tecnologia, buscaram soluções acessíveis para a maioria dos consumidores”, pontua Francis.

O evento é ainda uma chance de conhecer a produção artística da região: telas, esculturas, fotografias e outras peças inventivas de artistas são uma experiência à parte.

CASACOR Florianópolis será em setembro

Depois de Balneário Camboriú, a CASACOR Santa Catarina terá mostra em Florianópolis. Será entre 15 de setembro e 27 de outubro no empreendimento Cidade Milano, no Centro da Capital. Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.
 
Da redação