00:00
21° | Nublado

Aposte na iluminação LED
As dimensões reduzidas destas faixas abrem um grande leque de possibilidades na decoração

As faixas de LED proporcionam mais luz ao ambiente, tornando-o mais criativo e moderno (Foto: Divulgação / Simonetto)

Publicado em 27/10/2017

Quem está sempre de olho nas principais tendências de decoração já percebeu que os “rasgos de luz” vieram para ficar. A impressão é causada pelas faixas de LED, que trazem um ar moderno à produção e garantem uma iluminação indireta e confortável. O arquiteto Hugo Schawrtz explica que, por serem compridas e finas, se encaixam facilmente em pequenas frestas, dando a sensação de cortes de luz. Além disso, elas iluminam de forma uniforme e não aumentam a temperatura do ambiente.

“Elas proporcionam uma iluminação indireta e teatral. Quando bem aplicadas, iluminam de forma bastante suave e uniforme, passando ao espectador uma atmosfera mais aconchegante e menos invasiva”, avalia o profissional. Este tipo de iluminação é bem versátil, mudando a cor da lâmpada, é possível chegar a diferentes efeitos. O arquiteto Luiz Maganhoto afirma que, quem quer ter um espaço mais intimista, deve apostar em uma cor de luz quente. Se a intenção é ser minimalista, os tons mais frios são ideais.

As lâmpadas de led instaladas dentro de móveis utilizam, em sua maioria, sensores de toque ou aproximação 

O uso da iluminação de led no mobiliário tem se tornado cada vez mais comum nos projetos de planejados. Além de proporcionar mais luz ao ambiente, esse é um artifício capaz de tornar o conjunto moveleiro mais criativo, moderno e arrojado. Dentro das gavetas, no armário da cozinha, em um nicho, escrivaninha, no cabideiro, closet, as possibilidades são infinitas. Isso facilita a visualização dos objetos que estão guardados nos móveis sem a necessidade de acender a luz do cômodo.

Dependendo da potência, o LED pode ser utilizado como iluminação única. Mas ele pode ser o coadjuvante, se a intenção é ressaltar texturas, cores e relevos de determinado elemento”, diz Luiz Maganhoto.  Apesar de dar um ar hi-tech ao espaço, essas faixas podem estar em composições de qualquer estilo. Em uma aposta contemporânea, as fitas acompanham as linhas retas dos móveis, por exemplo. 

 

Da Redação