00:00
21° | Nublado

VOCÊ SABIA? Black Friday: Saiba como surgiu a popular promoção

Nos Estados Unidos, evento acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças; Brasil e outros países aderiram à moda (Foto: reprodução/Internet)

Publicado em 25/11/2021

Um dos dias mais aguardados no ano por lojistas e consumidores, a Black Friday, que no Brasil acontece oficialmente nesta sexta-feira, 26, teve origem nos Estados Unidos e hoje é adotada em vários países do mundo.

Em 2019, o evento movimentou R$ 6 bilhões, uma alta de 36% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da empresa Compre&Confie. Com a pandemia de coronavírus em 2020, os comerciantes esperam bater um novo recorde, já que o comércio online está aquecido porque as pessoas estão saindo menos de casa para comprar por temor da covid-19.

Nos EUA, o evento acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças, com filas a perder de vista. Todos os consumidores têm um único objetivo: garimpar produtos com descontos que podem chegar a até 90% do preço original.

Mas quando surgiu a Black Friday? Por que o evento ganhou esse nome?

Entenda a história

O Feriado de Ação de Graças é celebrado na última quinta-feira de novembro, com ceia, onde não pode faltar um prato com peru assado. Este é o dia em que os americanos celebram a chegada dos peregrinos e puritanos que emigraram da Inglaterra nas entre 1620 e 1630. Eles trouxeram na bagagem sua tradição anterior de Dias de Jejum e Dias de Ação de Graças para a Nova Inglaterra (a região no nordeste dos Estados Unidos que abrange os estados de Maine, Vermont, Nova Hampshire, Massachusetts, Connecticut e Rhode Island). O dia de ação de graças foi motivado por boas colheitas realizadas no ano.

Durante muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados, como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

Mas, em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que este dia seria celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (na época, era considerado inapropriado para produtos publicitários à venda antes do dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas quintas-feiras (a terceira e a quarta semana de novembro) como Dia de Ação de Graças.[7] O Congresso dos Estados Unidos, para resolver esse impasse, então instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.

Como essa é uma celebração familiar, atualmente um grande fluxo de americanos ocorre nesta data, pois saem de onde estão para celebrar a data em família. No início dos anos 2.000 a chegada deste feriado colocava os comerciantes em polvorosa. Já que as viagens para casa dos pais na quarta e quinta-feira (de feriado) deixavam ao lojas “às moscas” em especial na sexta-feira após o feriado, já que as pessoas estariam em trânsito ou afastadas de sua cidade Natal. Lembrando que era o começo da internet, e ainda não haviam compras online.

A promoção

A ideia da promoção aconteceu motivada por comerciantes que queriam movimentar o caixa da loja na sexta-feira, após o feriado, já que estavam sempre no vermelho nesta data. E para motivar o consumidor, comerciantes começaram a  oferecer  descontos gigantescos, ainda que só pagasse o custo da mercadoria, mas seria somente naquele dia, na sexta feira, após o feriado de ação de graças. Com o grande movimento que começou a acontecer na busca de descontos, eles conseguiam tirar o caixa da loja do vermelho e colocavam no azul, ou no black. Dai surgiu a denominação da data como Black Friday, sinônimo de um dia com "super" descontos.     

Fontes: BBC e Wikipedia

Da redação

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!