00:00
21° | Nublado

Últimos dias: exposição 'Sobre Minha Mãe' mostra o afeto através da arte

As obras são feitas a partir do material de descarte de medicação usado por Zilda que, aos 90 anos de idade, sofre do mal de Alzheimer e problemas no coração (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 25/04/2023

Até sábado, 29, a exposição “Sobre Minha Mãe”, do artista plástico Ricardo Ramos, com a participação de sua mãe, Zilda S. Ramos, permanece em cartaz no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), em Florianópolis. 

“Sobre Minha Mãe” tem curadoria de Juliana Crispe e texto crítico de Fernando Boppré. O objetivo é abordar a relação da temporalidade, pretendendo-se discutir, pensar e articular questões sobre a necessidade do olhar cuidadoso com os idosos. Com afeto através da arte, o artista Ricardo Ramos mostra pelo retrato da mãe o convívio e cotidiano de ambos.  

As obras são feitas a partir do material de descarte de medicação usado por Zilda que, aos 90 anos de idade, sofre do mal de Alzheimer e problemas no coração. São caixas de medicamentos, bulas e cartelas, além das artes de Zilda, que começou a pintar na terceira idade.  

A série “Sobre Minha Mãe” começou com as bulas – com a colagem delas a partir de seus diversos formatos, obtendo grandes folhas. Nelas Ricardo pintou a mãe, em tamanho natural, sobre registros de passeios pela cidade. Recorreu à fotografia nas caixas de remédios. Nas cartelas experimenta o tridimensional, com objetos que saltam das paredes para ganharem o chão. Já os trabalhos de Zilda são sempre florais e alegres.  

Confira a programação deste sábado,  último  dia da exposição:

10h30min às 12h – ConversaAção com Ricardo Ramos (Artista), Juliana Crispe (curadora da exposição), Fernando Boppré (texto crítico da exposição) e Grupo de Pesquisa [compor] CNPq/UDESC. 

14 às 15h – Roda de Conversa “Etarismo e Subjetividades Contemporâneas”, com Cristina Corrêa (psicóloga, graduada e pós-graduada pela UFSC e psicanalista em formação pelo Instituto Gerar-SP. Além de seu percurso na clínica, também trabalhou por muitos anos com políticas públicas no SUS e SUAS). 

15h – Encerramento com Baile Dançante no Museu. AtivAção do Armazém-Coletivo Elza, com a Dançarina-mãe do artista Zilda Ramos 

Ricardo Ramos 

Nasceu em Lages, na serra catarinense, em 1964. É o sexto filho de sete irmãos. Ainda menino, mudou-se com a família para Florianópolis – terra natal de sua mãe, Zilda S. Ramos. Nos anos de 1980 começou sua trajetória artística de forma autodidata. Trabalha com figuração e linguagem abstrata nas composições. Bidimensional na construção, adota o papel e a lona como suportes preferidos. 

Logo vem a necessidade de ampliar conhecimentos. Ingressa no Centro de Artes CEART (UDESC) no curso de Educação Artística/Desenho, conclui em 1991; cursa Educação Artística/Artes Plásticas nos dois anos seguintes. Em 1994, fez pós-graduação em pintura, também no CEART. Em 1996 cursa pintura, desenho e mural (afresco) na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Foi um período de grandes descobertas, no qual estabelece intercâmbios significativos com colegas, professores e artistas, pesquisa questões de construção e de identidade. 

Ricardo continua com foco no desenho e na pintura, e experimenta o tridimensional como exercício da construção artística e poética. Expõe o resultado da intensa criação em mostras individuais e coletivas. Entre suas obras, destacam-se as séries: Sobrevoo; Caras & Personas; Exército de Inúteis; Sobre Minha Mãe; Paisagem do Interior; e Homem Peixe, além dos Livros de Pintura. Suas obras sempre exibem novos registros, seja de pessoas, seja de seres enigmáticos, repletos de questionamentos sobre individualidade e diversidade. Criaturas que, inspiradas tanto na ficção quanto na vida, perscrutam e provocam aqueles que desfrutam de sua arte. 

Realizou as individuais: Sobre Minha Mãe, Galeria do Sesc, 2021, Concórdia (SC); Demasiadamente Humano, Tralharia Café Bar, 2019, Florianópolis (SC); Sobrevoo, Sala Martinho de Haro, Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), 2016/17, Florianópolis; O Eu e o Outro, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, 2005, Florianópolis; Dois Pesos e Duas Medidas, Espaço Lindolfo Bell, Centro Integrado de Cultura (CIC), 2014, Florianópolis; Sobrevoo, Fundação Cultural Badesc, 2013, Florianópolis; 30º, Espaço Cultural Rayuela, 2008, Brasília (DF). 

Zilda Silva Ramos 

Natural de Florianópolis. Nascida em casa por parteira, prática tão comum na época, é a quarta filha de cinco irmãos. O pai Agenor trabalhou na alfândega, enquanto a mãe, Josefa, ajudava nas finanças administrando uma pensão onde moravam. Alugava quartos e servia alimentação aos pensionistas. Nasceu em 1932 e casou em 1950, quando se transferiu para Lages. Lá teve sete filhos. Retornou em 1973 para Florianópolis. Com a morte do marido (1977) precisou trabalhar para o sustento da família (seis estavam em casa ainda). Cozinhou doces e salgados para vender. Sua primeira experiência artística vem na terceira idade, na vivência junto com o filho Ricardo no apartamento onde hoje ainda habitam. 

Serviço: 

Encerramento da exposição Sobre Minha Mãe, de Ricardo Ramos, com participação de Zilda S. Ramos 

Data e horário: 29 de abril de 2023, das 10h30min às 15h 

Local: Museu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro. Florianópolis, SC. 

Visitação: Terça a sexta, 10 às 18h, e sábados, 10 às 15h, exceto feriados. 

A entrada é gratuita.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br