00:00
21° | Nublado

Udesc inaugura primeiro espaço inovador de ensino nesta terça-feira em Florianópolis

Foto: Divulgação / Udesc

Publicado em 01/03/2020

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugura seu primeiro Espaço Inovador de Ensino (Espine) na terça-feira, 3, às 14h, dentro da Biblioteca Central, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. O projeto foi desenvolvido pela Biblioteca Universitária (BU), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), para aproximar pessoas e promover a interdisciplinaridade com um local mais convidativo, tecnológico e criativo.

O Espine BU terá três ambientes: coworking, espaço maker e sala dinâmica. O coworking poderá ser usado por estudantes e servidores como local de trabalho compartilhado, em grupo ou individualmente, e contará com materiais como mesas rebatíveis, pufes e tela multiuso. Já a sala dinâmica é própria para sediar capacitações e aulas. O espaço maker foi especialmente desenhado para a experimentação e a prototipagem de ideias, sendo equipado com impressora 3D, ferramentas, bancada de trabalho e materiais de escritório.

Outro serviço que estará disponível é o de Biblioteca das Coisas, que consiste no empréstimo de materiais não bibliográficos aos usuários, como tablets, mesa interativa, fones com anti-ruído e óculos de realidade virtual.

As bibliotecas setoriais da Udesc também receberam um conjunto de itens, formado por tapete de grama sintética, pufes e almofadas, para a criação dos seus próprios espaços criativos.

Espines em todos os centros

Criado em 2018 pela Proen, o projeto Espine Udesc já selecionou propostas nos 12 centros de ensino da universidade, além de contemplar a Biblioteca Universitária. O próximo espaço será inaugurado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, em 18 de março.

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, os espaços buscam "promover a interação entre diferentes cursos, licenciatura e bacharelado, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas, respeitando as particularidades de cada curso de graduação e possibilitando articulação de projetos compartilhados".

Estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões no Espine para aquisição de recursos tecnológicos como equipamentos multimídia e multitoque, drones, tablets, óculos 3D, cortadoras a laser, impressoras 3D, kits de robótica e mesas modulares.

Da Redação