00:00
21° | Nublado

Udesc aplica provas do Vestibular de Inverno neste domingo de manhã e de tarde

Candidato precisa verificar antecipadamente sala onde fará provas (Foto: Luiz Eduardo Schmitt)

Publicado em 08/06/2018

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará as provas do Vestibular de Inverno 2018 neste domingo, 10, em oito municípios catarinenses. São 6.336 candidatos inscritos para 1.048 vagas de 37 cursos gratuitos de graduação presencial.


A seleção, que será aplicada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, terá cem questões de múltipla escolha e uma redação. Acesse o edital para conferir o que é preciso levar no dia da prova e os horários de abertura e fechamento dos portões.

Para evitar problemas, os candidatos também precisam verificar antecipadamente, no site oficial, as salas onde deverão realizar a prova objetiva e a redação. Consulte seu local de prova.

O caderno das questões e o gabarito preliminar do vestibular serão divulgados a partir das 21h de domingo, enquanto a lista dos classificados será publicada até 2 de julho. Quem for aprovado na primeira chamada fará matrícula em 16 e 17 de julho e começará a ter aulas em 30 de julho.

O Vestibular de Inverno da Udesc ocorrerá nos seguintes locais:
Balneário Camboriú: Escola Maria da Glória

Chapecó: Escola Druziana Sartori

Florianópolis: Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) - CTC, CCS e CSE

Ibirama: Escola Gertrud Aichinger

Joinville: Campus da Udesc (CCT)

Lages: Campus da Udesc (CAV)

Laguna: Campus da Udesc (Ceres)

São Bento do Sul: Escola Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho

As provas também serão aplicadas para detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis e da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville.

Vagas e cotas

O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Cursos mais procurados

Na categoria dos não optantes de cota, os três cursos mais concorridos são: Fisioterapia, em Florianópolis (Cefid), com 31,30 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, em Lages (CAV), com 27,10; e Bacharelado em Educação Física, também na Capital (Cefid), com 13.

Os cursos mais escolhidos pelos candidatos com todo o ensino médio na rede pública são Medicina Veterinária (41 por vaga), Fisioterapia (37) e Bacharelado em Educação Física (22,6).

Entre os candidatos negros, a maior procura é por cursos da Udesc Cefid: Fisioterapia, com 13 por vaga; Licenciatura em Educação Física, com 10; e Bacharelado em Educação Física, com 9.

Com descrições disponíveis na página da graduação, os cursos do Vestibular de Inverno são oferecidos em:

Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo

Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia

Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia

Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas

Florianópolis (Faed): Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia

Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software

Joinville (CCT): Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica)

Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária

Laguna (Ceres): Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas (Biodiversidade e Biologia Marinha)

Pinhalzinho (CEO): Engenharia Química

São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação

Conteúdo cobrado

A Covest também recomenda a todos os inscritos do vestibular a leitura do edital, do programa das disciplinas, das obras literárias e do calendário.

Na manhã de 10 de junho, os candidatos terão de responder 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, haverá redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

 

Da Redação