00:00
21° | Nublado

Tratamentos de pele podem ser feitos no verão

Seguindo as recomendações da dermatologista é possível manter uma rotina de cuidados durante a estação mais quente do ano (Foto: Reprodução)

Publicado em 05/12/2016

Ter cuidado com a pele na estação mais quente do ano é fundamental e indiscutível, mas quando se trata de tratamentos estéticos, tatuagens e outros procedimentos que interfiram diretamente na pele há uma certa dúvida no que se pode ou não fazer. Muitas pessoas acreditam que esses tratamentos devam ser realizados apenas no inverno, quando há menor incidência de raios solares, porém, especialistas afirmam que, com os cuidados certos, é possível fazer todos eles. 

Entre os procedimentos mais comentados está o peeling, famoso por tratar o envelhecimento cutâneo, cicatrizes de acnes, rugas e manchas escuras, mas também por deixar a pele muito sensível e avermelhada por um certo período. Fazê-lo no verão é um assunto que levanta muitos questionamentos, mas ele não é proibido, basta tomar alguns cuidados. “Existem, sim, peelings superficiais que podem ser feitos no verão. Quando realizados por um dermatologista e com a indicação precisa não há problema algum”, explica Fernanda Casagrande, médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Estética.

Quando o assunto são as tatuagens, diversos fatores estão envolvidos. Mas, para quem ama desenhar a pele, esperar o verão acabar para fazer a tatuagem pode não ser uma opção. “Elas podem ser feitas, porém os cuidados devem ser maiores, como o uso mais frequente de filtro solar, por exemplo, e com fator de proteção mais alto. A pele fica mais sensível, assim, aumentam as chances de alergias e o sol pode provocar alteração da cor original, por isso diminuir a exposição solar também é necessário durante algum tempo”, esclarece a médica.

Já os tratamentos para acne, a maior vilã do verão, também estão liberados. É justamente nesta época que ocorre a maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas e a pele fica extremamente oleosa, o que favorece a formação de acne. Por isso, durante o verão se trabalha na prevenção desse quadro. “Existem diversos tratamentos que podem ser realizados no verão e que são completamente compatíveis com o sol, ou seja, o paciente não precisa deixar de ir à praia ou piscina para realizar o tratamento”, ressalta a dermatologista.

Há inúmeros tratamentos e procedimentos no mundo da dermatologia, por isso, não é necessário esperar o inverno para cuidar da pele. Seguindo as recomendações de um dermatologista é possível manter uma rotina de cuidados mesmo durante o verão. O que não vale é arriscar e ir por conta própria, cada pele é um caso específico que deve ser analisado por um especialista. “Caso a paciente não se exponha ao sol e se abstenha de praia ou piscina, não existe nada que seja terminantemente proibido. A única ressalva seriam os peelings profundos, que devem ser feitos nos meses de temperatura mais amena”, finaliza Fernanda Casagrande.

Da redação