00:00
21° | Nublado

Subestação da Celesc foi inaugurada no Norte da Ilha, em Florianópolis

Subestação irá beneficiar mais de 60 mil consumidores da região (Foto: James Tavares/Secom)

Publicado em 23/02/2017

Foi inaugurada nesta quinta-feira 923) a nova subestação da Centrais Elétircas de Santa Catarina (Celesc) em Florianópolis. Com R$ 10,8 milhões de investimentos, a Subestação Florianópolis Ingleses representa 25% a mais de energia para a região.Serão beneficiadas cerca de 22 mil unidades consumidoras, que representam mais de 60 mil pessoas, concentradas principalmente na região Norte, nos bairros Ingleses, Santinho e Rio Vermelho, mas também se estende indiretamente para outras localidades e para os milhares de turistas que visitam os locais.

“É uma melhora significativa, porque o consumo de energia está alto. Estamos ganhando quantidade e qualidade de energia e assegurando o pleno fornecimento. Vencemos mais uma etapa. Neste verão não tivemos a falta de água e energia, as empresas se superaram e mostraram que com competência se alcançam resultados. Isso faz com que a sociedade ganhe e este é o nosso objetivo”, disse o governador Raimundo Colombo.

Leia também:

Celesc conclui recuperação da rede elétrica atingida pelo ciclone

Celesc aplica cerca de R$ 300 milhões em ações para a temporada de verão

O foco da obra é dar ainda mais confiabilidade ao sistema, especialmente durante o verão. Antes da construção desta nova subestação, a região era abastecida somente pela Subestação Ilha Norte que, durante o ano, operava com aproximadamente 50% de sua capacidade, valor que se aproximava dos 100% de dezembro a março. Siewert informou que a subestação está em funcionamento desde o início do verão e já foi percebida uma melhoria de 30% nos indicadores de quantidade e qualidade.

“Isso mostra que ela já está cumprindo o seu papel. É um importante empreendimento no Norte da Ilha. O Norte da Ilha é a região que mais cresce, temos mais de 100 mil pessoas. A nova subestação garante mais confiabilidade, desenvolvimento para indústrias, geração de empregos e renda e melhora da qualidade de vida”, explicou o presidente.

A Subestação Florianópolis Ingleses opera com tensão de 138.000 Volts e capacidade instalada inicial de 26,6 MVA, com saída para quatro alimentadores – redes-tronco por onde se transporta a energia da subestação até os ramais que compõem a malha de distribuição. A unidade está planejada para futuras ampliações, prevista para comportar até 80 MVA e oito alimentadores.

 

 

Da Redação