00:00
21° | Nublado

Secretaria de Educação realiza formação sobre Horta Escolar

A intenção é promover ações de educação alimentar e nutricional, utilizando o espaço da horta, na perspectiva ampliada da educação ambiental (Foto: Divulgação)

Publicado em 11/07/2017

Ao ar livre, no Parque da Luz, no Centro de Florianópolis, estarão reunidos uma equipe de engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, horticultor, biólogo, nutricionista, pedagogo e professor de educação física. Isso ocorrerá amanhã, terça-feira, durante um curso de formação do projeto “Educando com a Horta Escolar”.

A coordenação é do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Capital. Em sua segunda edição, a proposta é capacitar profissionais da rede municipal de ensino na promoção da alimentação saudável e sustentável com um olhar ampliado para educação ambiental dentro das unidades educativas a partir da horta escolar. O evento será realizado das 8h30 às 16h30 nesta área verde de lazer localizada nos altos da Rua Felipe Schmidt.

A primeira formação ocorreu no dia 21 de junho. Devido à excelente avaliação feita pelos participantes, juntamente com a grande lista de espera, a Secretaria de Educação decidiu abrir uma segunda turma. “Assim, mais educadores têm a possibilidade de desfrutar de um dia com muitas vivências, experiências e aprendizados”, explica a nutricionista Sanlina Barreto Hulse, coordenadora do projeto.

Hoje na rede municipal, 42 unidades mantêm o projeto de horta e enfrentam o desafio de transformar este espaço como uma possibilidade rica de ações pedagógicas. Entre os assuntos que serão tratados estão os diferentes tipos de horta e de compostagem. Os profissionais que completarem a formação receberão um certificado de dez horas, sendo oito presenciais e duas à distância.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, com capacitações regulares, os profissionais têm mais elementos para informarem e motivarem as crianças e adolescentes tanto de escolas, como de creches, para adotarem hábitos que preservem a saúde deles.

 

 

Da Redação