00:00
21° | Nublado

SC é o estado menos desigual do Brasil

Resultado é influenciado pela expansão do emprego formal e pela recuperação dos salários (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Publicado em 22/05/2023

Santa Catarina alcançou 0,419 no índice de Gini do rendimento domiciliar per capita em 2022. Esse índice tem a finalidade de analisar o nível de igualdade ou desigualdade (grau de concentração de riqueza) de uma região ou país.

Segundo dados do IBGE, analisados pelo Observatório FIESC, o indicador coloca o estado como a unidade federativa com a melhor distribuição de renda do Brasil. Na sequência aparecem Rondônia, Mato Grosso e Goiás. Estes estados têm crescimento recente associado à expansão da fronteira agrícola, diferente de Santa Catarina, cuja economia é mais diversificada.

“A baixa desigualdade de Santa Catarina é reflexo de uma economia diversificada e com baixos níveis de informalidade, em que a indústria possui um papel muito importante, gerando renda para todas as camadas da população”, afirma Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC.

Cervejaria terá que pagar cerca de R$ 120 milhões aos cofres públicos

O Índice de Gini varia de 0 a 1 e quanto mais perto de 1, maior é a desigualdade de uma região. No estado catarinense o indicador de desigualdade caiu de 0,424 em 2021 para 0,419 em 2022. No Brasil, o índice de Gini da renda familiar passou de 0,544 de 2021 para 0,518 neste ano, sendo o menor valor desde o início da série histórica, em 2012.

“Esse resultado se deve, principalmente, ao aumento do volume de recursos transferidos por programas sociais em 2022. Em Santa Catarina, a dependência desses recursos é menor, porém a expansão do emprego formal e a recuperação dos salários reais também garantiram uma expressiva redução na desigualdade de renda”, explica Aguiar. 

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br