00:00
21° | Nublado

Relatos pontuais de desabastecimento de água são avaliados caso a caso pela Casan

Foto: Reprodução

Publicado em 26/05/2017

Com um número reforçado de equipes nas ruas da Grande Florianópolis,  a Casan repete a operação iniciada ontem, quinta-feira (25/05), de avaliar pontualmente eventuais relatos de desabastecimento. Desde terça-feira (23/05) à noite a Grande Florianópolis também está sendo abastecida com água captada no Rio Pilões, após o conserto da adutora que recebe água daquele manancial. Os relatos de intermitências ou de desabastecimento] fazem com que a Companhia avalie caso a caso, pois a água chegou a todas as áreas das cinco cidades da Grande Florianópolis: São José, Biguaçu, Santo Amaro, Palhoça e a Capital.

São muitos os casos de pessoas que relatam não ter água em casa, mas o vizinho ao lado tem. De acordo com a Casan, quando isso ocorre, é possível garantir que a água já está circulando naquela rua. Chamadas para verificar o problema, as equipes da Companhia têm encontrado registros fechados no cavalete (a ilustração abaixo ajuda o usuário a checar quando o hidrômetro está aberto ou fechado). Em condomínios, tem sido comum encontrar bombas com ar dentro ou boias falhando. Problemas como esses, recorrentes após interrupções no fornecimento, impedem a chegada da água ao imóvel.



Por isso a Companhia recomenda uma revisão em registros e cavaletes, principalmente nos casos em que a vizinhança já está abastecida. "Pedimos aos usuários que por ventura ainda estejam com algum problema verificar se o registro do cavalete está aberto ou se a bomba da cisterna, quando possuir, está funcionando", orienta o engenheiro Rodrigo Maestri, gerente de Operações. "Também recomendamos verificar a peneira antes do hidrômetro para ver se não está entupida". Se verificadas estas situações e nada estiver errado, o usuário deve ligar para o 0800.643.0195 e registrar a ocorrência.

Em relatos de regiões nas quais a água não voltou - geralmente situadas em partes mais altas de ruas - está sendo feita também uma checagem dos boosters (bombas), que podem ter sido prejudicadas pela alta pressão utilizada após o retorno da adutora de Pilões, rompida na madrugada de domingo.

Reforço na pressão

Ao mesmo tempo em que cada caso é avaliado pontualmente, manobras técnicas estão destinando mais volume a pontos onde há relatos de que a água retornou mas voltou a faltar, pois o alto consumo - totalmente justificável após o corte prolongado - está exigindo novos reforços na pressão. Nesta madrugada, a pressão da água para Itacorubi e Córrego Grande foi aumentada.

A Estação de Tratamento de Água (ETA Cubatão), que abastece a Grande Florianópolis, está com volume de distribuição 15% maior do que a habitual, na ordem de 2.800 litros por segundo.

SERVIÇO

Central de Atendimento para solicitações de serviços pelo fone 0800.643.0195 ou chat online do site:www.casan.com.br.

Da redação