00:00
21° | Nublado

Rede colaborativa: “Arte de Doar” incentiva confecção e distribuição de peças de lã

A iniciativa vai arrecadar materiais e formar uma rede de voluntários para a confecção e distribuição de peças de lã, como toucas, meias, cachecóis e mantas (Imagem: Reprodução)

Publicado em 07/08/2020

O Sesc Santa Catarina lança a ação “Arte de Doar”, com o objetivo é formar uma rede colaborativa e mobilizar doadores de materiais e voluntários para a produção e distribuição de peças de lã para doar em instituições sociais e comunidades. A ação será desenvolvida por meio de uma rede colaborativa que promove a cooperação entre doadores de materiais, os participantes voluntários, o Sesc e população beneficiada, com a finalidade de produção de peças de lã, como toucas, meias e cachecóis, para uso das pessoas que mais necessitam. A iniciativa acontece em 14 cidades: Blumenau, Brusque, Caçador, Concórdia, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, São Joaquim, Urubici e Xanxerê. Saiba +: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/arte-de-doar

Os efeitos negativos da crise que vivenciamos em decorrência da pandemia da Covid-19 tendem a se agravar com o início do inverno, que atinge com maior intensidade as pessoas com a saúde mais debilitada e de comunidades em vulnerabilidade socioeconômica. Neste momento, juntamente com os cuidados com a saúde, também se faz urgente as estratégias de fortalecimento e suporte a essas comunidades, que se encontram em grupos de risco e maior exposição.

A ação Arte de Doar reforça o compromisso social do Sesc em contribuir para a redução dos impactos desta pandemia, promovendo a mobilização e engajamento social para suprir a necessidade de itens de proteção contra o frio, contribuindo com a sociedade como um todo. Como signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o Sesc assumiu o compromisso com a incorporação da Agenda 2030 nos projetos desenvolvidos pela Instituição. A atuação desta ação social segue as dimensões do desenvolvimento sustentável e visa contribuir para alcance das metas das ODS 03 (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Como acontece:

A ação social será desenvolvida por meio de uma rede colaborativa, que promove a cooperação entre doadores de materiais e os participantes voluntários cadastrados, com a finalidade de produção e distribuição de toucas, meias, cachecóis e mantas de lã para pessoas que mais necessitam. E assim, incentivar a cultura da doação e da colaboração.

- Como doador de materiais

Podem doar pessoas físicas ou empresas. Os interessados precisam fazer contato com a Unidade do Sesc da sua região ou se cadastrar neste link, para agendar a entrega e o Sesc vai até o local receber o material. Também haverá pontos de arrecadação em cada cidade (consulte a programação da sua cidade).

Materiais necessários: novelos de lã, linhas, agulhas de tricô.

Preferencialmente, pedimos para higienizar e embalar os materiais para evitarmos a disseminação do novo Coronavírus.

- Como participante voluntário na confecção das peças de lã

Os interessados em participar como voluntários na confecção das peças de lã devem se cadastrar neste link ou entrar em contato com o Sesc da sua região.

Todos os voluntários também receberão em casa os materiais para a produção das peças, que serão arrecadados de empresas parceiras e demais doadores.

O Sesc irá recolher as peças produzidas com os voluntários para organizar as entregas nas instituições sociais e comunidades identificadas em cada cidade realizadora, sendo estas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Da redação