00:00
21° | Nublado

Projeto com parede de escalada será inaugurado em escola dos Ingleses

A ideia do “Espaço Aventura” é do NEI Gentil Mathias, para trabalhar coordenação motora e habilidades com pequenos de dois a seis anos de idade (Foto: Divulgação)

Publicado em 03/08/2017

Para a criança, ao andar, a atividade de escalada é instintiva. Ela tenta atingir, alcançar o topo de alguma coisa. Essa prática esportiva vai virar brincadeira no Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis (NEI) Gentil Mathias da Silva, em Ingleses. Na próxima terça-feira (8/08), a partir das 9 horas da manhã, será inaugurado na unidade o Espaço Aventura composto por uma parede de escalada, uma pequena ponte, um túnel e plantas. 

Além de desenvolver a parte motora, a escalada permite o contato com a natureza, o desenvolvimento de habilidades e a capacidade de adaptação a ambientes diferentes. 

A ideia do Espaço Aventura foi levada pela diretora do NEI Vanusa de Sousa até a auxiliar de sala Elis Regina da Silva Grudzien, acostumada a fazer trilhas e escaladas. “Tinha certeza que ela poderia contribuir com a ideia e agregar sua experiência para o novo espaço”.

A partir disso, Elis Regina concebeu um projeto, com o objetivo possibilitar brincadeiras nos espaços externos da instituição, disponibilizando materiais diversos, assim como elementos da natureza, reafirmando a importância da preservação ambiental.

“Fiz muitas observações registros.  Percebi, por exemplo, que as crianças têm uma paixão por uma árvore em frente à unidade e que tinham vontade de brincar nela”, conta Elis Regina, que é pedagogia epossui cursos complementares na área ambiental. 

“Com a proposta lançada e com as experiências e relatos da Elis Regina, hoje temos o nosso espaço concretizado”, diz orgulhosa a diretora Vanusa.

Mãe natureza

Já em Porto Alegre, nos anos 1980, Elis Regina praticava esporte ao ar livre. Com a mudança para Florianópolis, a pedagoga entrou para os quadros da prefeitura, e manteve sempre os seus hábitos esportivos. Faz periodicamente escaladas nos costões e trilhas em toda a Ilha, bem como escaladas também fora do município.

No NEI Gentil Mathias, a escalada pode ser desenvolvida com os bebês, pois foram colocados objetos bem baixos. Engatinhando, eles começam a evoluir nos movimentos.  “Eu já fiz um teste com os bebês e foi uma festa. Eles se apaixonaram”, diz Elis Regina. O Espaço Aventura será ocupado com crianças de dois anos a seis anos de idade.

A ampla maioria do material foi colhida na natureza, como os arbustos, galhos e os tocos de árvores. “Fomos eu e o colaborador Julio Eyras buscar nas matas tudo que estava no chão. Não precisei cortar árvores. A natureza nos favoreceu”, observa Elis Regina.

Quando a criançada viu Elis Regina carregando os galhos para a unidade, eles logo perguntaram: “Prof, onde você buscou isso?”. “A educação infantil é a menina dos nossos olhos. É através das crianças que nós ajudaremos a preservar a Ilha. Se a gente semear na educação infantil, eles levarão essa mensagem adiante, com certeza”, declara Elis Regina.

Mão na massa

A comunidade escolar se envolveu para que o projeto virasse realidade. É o caso de Jorge Chamula, pai de uma criança da unidade, que participou no recorte das madeiras e perfuração do solo. O montanhista Julio Eyras também ajudou nessas tarefas, bem como participou da elaboração do projeto.

O professor de educação física Marcelo Silva buscou algumas madeiras doadas pela Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e auxiliou na construção do espaço. Outro que ajudou na construção, e igualmente na pintura do local, foi Geraldo Schwab, funcionário da Orbenk, empresa de limpeza.