00:00
21° | Nublado

Programa de Inteligência Emocional é lançado nas escolas de BC

O Programa tem o propósito de fortalecer a saúde emocional não somente dos alunos, mas de toda a comunidade escolar e suas famílias, desenvolvendo habilidades socioemocionais, necessárias para que o indivíduo tenha controle consciente das próprias emoções (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 17/05/2022

Nesta quarta-feira, 18, será lançado o Programa de “Inteligência Emocional”, pela Prefeitura de Banneário Camboriú. O programa será integrado nas unidades da Rede Municipal de Educação do município. O lançamento será às 19h, no Hotel Mercure, no Centro da cidade, e contará com a palestra da CEO da Gênios Educacional, Camila Cury, com o tema “Família em Construção – A base que dá sustentação”. O evento poderá ser acompanhado via internet, através do link  https://youtu.be/n0iqKTbLCwM

“Desde o início de nossa gestão, sempre tivemos um olhar voltado para as pessoas. Fizemos dessa atenção uma política pública municipal que já teve diversos desdobramentos, desde os premiados e reconhecidos programas, como o 'Abraço', até equipamentos de primeiro mundo para atendimento às pessoas, como o Centro Educação Emocional Casa da Família, que inauguramos este ano. Agora, essa atenção se volta de forma importante para os nossos alunos da rede de ensino municipal, que vão saber lidar melhor com seus sentimentos, num programa que entrelaça toda comunidade escolar. Então esse é um avanço importante”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

De acordo com a Prefeitura, o Programa tem o propósito de fortalecer a saúde emocional não somente dos alunos, mas de toda a comunidade escolar e suas famílias, desenvolvendo habilidades socioemocionais, necessárias para que o indivíduo tenha controle consciente das próprias emoções. Para isso, o Programa disponibiliza ferramentas didáticas (livros, palestras), respeitando a faixa etária do aluno, e, também, a condição biopsicossocial (dimensões biológica, psicológica e social) de todos os envolvidos, promovendo a formação da sua identidade, da saúde emocional, aumentando assim sua qualidade de vida. Formações durante todo o ano letivo a todos os profissionais de Educação, bem como o incentivo a criação de espaços de vivência nas unidades escolares e encontros com as famílias, abordando temas pertinentes que ressaltam a importância do papel da família em todo esse processo, fazem parte dessas ferramentas.

O Programa iniciou com os professores, que receberam material didático e orientação de como desenvolver a “Inteligência Emocional” no ambiente escolar. Os alunos da Rede receberam livros e material didático sobre os temas relacionados a inteligência emocional, e as famílias receberão o livro “Família em Construção”, a partir desta semana. 

“As escolas precisam estar preparadas para ver o aluno de modo global, e oferecer instrumentos para que esses alunos possam se apropriar de conhecimento para melhor gerenciar suas emoções. É importante que toda comunidade escolar – aluno, professor e família -  reflita e tenha uma análise crítica sob seus comportamentos na resolução de conflitos e problemas, aprimorando assim a função criativa e a liderança; tendo mais empatia e buscando se relacionar com o mundo, de forma positiva, conhecendo a si e também ao outro. Com certeza esse Programa contribuirá de forma significativa em todo esse processo de aprendizado dos nossos alunos”, pontua a secretária da Educação, Marilene Cardoso.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI