00:00
21° | Nublado

Previsão do tempo: ciclone se afasta, mas frio permanece

Nas áreas altas do Planalto Sul as temperaturas devem cair para -2°C e há condição de geada isolada (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 16/06/2023

Após uma semana fria e chuvosa, sexta-feira amanheceu ensolarada em SC. Confira como ficará o clima neste final de semana:

Sábado (17/06):

Tempo: sol entre algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação durante o dia, em declínio no decorrer da tarde e noite. Em Florianópolis, mínima de 12º e máxima de 19º.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Sistema: avanço de uma massa de ar frio no Sul do Brasil.

Domingo e Segunda-feira (18 e 19/06):

Tempo: sol e poucas nuvens em SC, com nevoeiros isolados ao amanhecer, mais densos no Planalto Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: baixa ao amanhecer em SC, com temperatura de 0°C a -2°C e condição de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura amena. Em Florianópolis, mínima de 11º e máxima de 18º.

Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.


Raul na sexta: Armadilha no desconto de veículos. E mais!
 

Terça-feira (20/06):

Tempo: sol entre nuvens em SC, com chuva a partir da noite do Extremo Oeste ao Litoral Sul devido a um cavado no RS (área de baixa pressão).

Temperatura: baixa ao amanhecer em SC, com temperatura de 0°C a 2°C e condição de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação. Em Florianópolis, mínima de 14º e máxima de 21º.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Fonte: Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Monitoramento da Defesa Civil mostra afastamento do ciclone e enfraquecimento dos ventos 

O ciclone extratropical se encontra no momento com seu centro próximo aos litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e está se deslocando em direção a alto mar. O deslocamento do ciclone ainda provoca rajadas de vento no Sul do estado nesta sexta-feira, 16, com direção Oeste e rajadas pontuais entre 50 e 70 km/h. A tendência é que com o afastamento do ciclone, os ventos enfraqueçam nas próximas horas.

Animação do satélite GOES-16, produto Geocolor, às 09h40 do horário local. Fonte: RAMMB/CIRA.

O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos e moderado para deslizamentos, especialmente no extremo sul do estado.

Melhora no cenário

De acordo com a Defesa Civil de SC, no momento, para deslizamentos o risco é moderado apenas para a região Sul de Santa Catarina, local onde foram observados os maiores acumulados de chuva. Já no restante do estado não há mais um cenário de risco para deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundação.

Observação Marítima

A atuação e o deslocamento de um ciclone próximo à costa de Santa Catarina deixa o mar muito agitado e traz risco para ressaca no Litoral Sul e na Grande Florianópolis entre a tarde desta sexta-feira, 16, e a tarde de sábado, 17. As alturas das ondas variam entre 2,5 e 3,5 metros, podendo chegar a picos de 4,0 metros no Litoral Sul.

Na Grande Florianópolis, as alturas de onda oscilam entre 2,0 e 3,0 metros, com picos de até 3,5 metros. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca.

Recomendações da Defesa Civil em caso de eventos climáticos extremos:

- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- Proteja-se em local abrigado e distante das janelas;
- Cuidado com inclinação de postes e árvores;
- Atente-se ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br