00:00
21° | Nublado

Presidente da Casan fará vistoria das obras de desvio da adutora de Pilões, nesta quinta

Estrutura foi rompida em um deslizamento de terra em maio na região de Santo Amaro da Imperatriz (Foto: Divulgação/Casan)

Publicado em 21/06/2017

Na manhã desta quinta-feira (22/05), a partir de 9h30, o presidente da Casan, Valter José Galina, acompanhados por engenheiros, irá vistoriar os trabalhos de desvio e de reforço da estrutura da adutora de 800 milímetros rompida em um deslizamento de terra em maio na região de Santo Amaro da Imperatriz. O objetivo da obra, que receberá investimento total de aproximadamente R$ 2 milhões, é retirar um trecho de aproximadamente 600 metros de tubulação de uma área mais instável do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, onde em períodos de chuva intensa o solo encharcado provoca deslizamentos de terra e rompimentos da adutora.

Além disso, estão sendo implantados ao longo da adutora 10 blocos de concreto para ancoragem. Essa técnica é a utilizada para absorver a pressão da água transportada pela adutora de ferro de grande porte, que possui 80 centímetros de diâmetro. A Casan também vai construir novos pilares de sustentação e reforçar as estruturas já existentes. A adutora de água bruta de 800 milímetros capta água bruta no Rio Pilões, levando para a Estação de Tratamento de Água José Pedro Horstmann (também conhecida como a ETA Cubatão). Essa unidade é responsável por quase 50% da água do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis, que atende Biguaçu, São José, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e Florianópolis.

Da redação