00:00
21° | Nublado

Presença de águas-vivas nas praias será sinalizada por bandeira lilás

Foto: Univali-Divulgação

Publicado em 24/02/2017

Devido à  grande incidência de pessoas afetadas por queimaduras de águas-vivas no litoral catarinense neste verão, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, passará a utilizar bandeiras nas praias para sinalizar a presença destes animais marinhos. As bandeiras na cor lilás, padrão internacional de cor que indica a presença de animais marinhos perigosos nas praias, foram entregues nesta manhã, 24/02, em Itajaí. Na tarde de hoje a entrega oficial aconteceu na sede do Centro de Ensino Bombeiro Militar, na Trindade, em Florianópolis.

A distribuição das bandeiras começará a ser feita amanhã, 25/02, nos postos de guarda-vidas de todo o litoral catarinense. Até o fim do carnaval, todos os postos já deverão possuir o material. As bandeiras lilás serão afixadas nos postos somente em casos da ocorrência de águas-vivas naquela região e não substituirão as bandeiras já usadas diariamente que indicam as condições do mar. Materiais gráficos explicativos também serão distribuídos nas praias orientando as pessoas sobre a nova sinalização.

Para o Comandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM, Onir Mocellin a chegada das bandeiras é uma evolução na prevenção de ocorrências de praia. “Nossa principal função é proporcionar segurança aos turistas e catarinenses que escolhem nossas praias para diversão e lazer. A vinda das bandeiras é um ganho para os guarda-vidas, evitando inúmeros atendimentos de banhistas atingidas por águas-vivas e, principalmente, para a população, que poderá saber se aquela praia está em condições seguras para se banhar.”

Dessa forma, ao avistar a bandeira lilás afixada na praia, os banhistas não deverão entrar no mar, além de evitar andar descalços na areia da praia. As primeiras bandeiras indicando presença de águas-vivas foram patrocinadas pela Univali-Universidade do Vale do Itajaí.

Aplicativo Praia Segura

O Aplicativo Praia Segura é outra forma de prevenir e saber, previamente, se a praia escolhida para o lazer apresenta boas condições marítimas e se há incidência de águas-vivas. Desenvolvido pela Diretoria de Informação e Tecnologia do Corpo de Bomebeiros Militar de Santa Catarina, o aplicativo pode ser baixado, gratuitamente, para aparelhos telefônicos com versão Android. Acesse o site www.cbm.sc.gov.br, para baixar.

O que fazer em caso de queimaduras

Em caso de queimaduras por águas-vivas o melhor a fazer, quando possível, é procurar um posto de guarda vidas mais próximo. Lá você receberá todas as orientações.

Evite coçar a área atingida ou colocar água doce.

O indicado é borrifar vinagre na lesão, o que neutraliza o efeito das toxinas liberadas no contato com o animal.

Em casos mais graves é necessário encaminhamento hospitalar.

Da redação