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Prefeitura de Florianópolis realiza o maior congresso de educação de redes municipais

Entre os convidados estão o vice-presidente da SBPC, Carlos Roberto Jamil Cury, e o ex-ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes (Foto: Divulgação/PMF)

Publicado em 30/01/2019

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, realiza na próxima segunda (04/02) e terça-feira (05/02) o Congresso de Educação Básica, o maior evento da Educação municipal do Estado, que reunirá mais de mil professores, acadêmicos e pesquisadores. Em sua oitava edição, tem como tema “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica”. O COEB terá como sede o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Conforme o secretário de Educação, o objetivo do congresso é ampliar as discussões que redefinam as diretrizes enquanto primeiro nível de formação, para o firme reconhecimento do direito à educação para todos. “Assim, buscamos ser uma rede de ensino inovadora com qualidade social da educação, gestão e práticas pedagógicas humanistas”, completa Maurício Fernandes Pereira. Entre os convidados do COEB estão o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Carlos Roberto Jamil Cury, e do ex-ministro de Educação, José Henrique Paim Fernandes.

Abertura

Na segunda-feira, a conferência de abertura terá como tema “Sujeitos e processos de aprendizagens: tramas da educação básica” e será realizada das 10h30 às 12h no auditório Garapuvu. Ela será ministrada pelo professor doutor Carlos Roberto Jamil Cury, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. Educador há mais de 50 anos, atua nas áreas de leis de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É vice- presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e atual membro do seu conselho nacional.

Dentre diversas obras, é autor dos livros “Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições” (2014), “Os Parâmetros curriculares nacionais e o ensino fundamental” (1998) e “Educação e contradição: elementos teórico-metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo” (1989).

Mostra audiovisual

De 13h às 13h30, também no auditório Garapuvu, ocorrerá uma mostra audiovisual com filmes produzidos por estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis. A Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, no Santinho, apresentará três filmes: “A flor da pele”, “O mundo” e “Menina também pode”. Da Escola Básica Municipal Lupércio Belarmino da Silva, na Caieira da Barra do Sul, vem a produção “Alfabeto de dança”. Já o pessoal da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) Continente II, na unidade localizada no CEDEP, no Monte Cristo, trará a obra “Respeita as mina”.

O direito de aprender

A mesa redonda “Os sujeitos e o direito de aprender” será realizada das 13h30 às 15h30, no auditório Garapuvu, com as professoras doutoras Ingrid Lilian Fhur, da Universidade de Brasília (UNB), e Maria Clara Di Pierro, da Universidade de São Paulo (USP). O debate tem como objetivo discutir a educação como processo de humanização; as implicações de categorias sociais como gênero, etnia, geração e classe social na constituição dos sujeitos; e as particularidades da ação social das crianças desde bebês, dos adolescentes, dos jovens, dos adultos e dos idosos no processo de aprendizagem.

Painéis e palestras

No COEB, serão realizados três painéis, com duas práticas e uma palestra em cada um deles. As práticas são experiências desenvolvidas por profissionais em unidades da rede de ensino de Florianópolis. Os painéis serão realizados entre 16h e 17h30.

Educação das relações étnico-raciais

Nas salas Goiabeira e Laranjeira, o painel terá o tema “Educação das Relações Étnico-Raciais: desafios na gestão político-pedagógica”.  A prática “Vamos para a África? - Uma viagem ao imaginário Infantil dos Grupos 4 e 5 do NEIM Vila Cachoeira”, será apresentada pela professora da unidade educativa Stefany Julia Pazin Dias. Já “ERER, decolonialidade e a formação docente na EJA” será exposta pela professora Daniela Fernanda Sbravati, do Núcleo EJA Sul II.

Neste painel, a palestra será da professora doutora Claudia Miranda, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre suas áreas de atuação se encontram o pensamento decolonial latino-americano, educação e interculturalidade, afrolatinidade e diálogos educacionais na diáspora africana.

A inclusão dos estudantes com deficiências

O segundo painel terá o tema “A Inclusão dos Estudantes com Deficiências: desafios na gestão político-pedagógica” e acontecerá no auditório Garapuvu. A primeira prática será “Falando sobre inclusão: Relato de experiência no NEIM Barreira do Janga”, apresentada pela professora da unidade educativa Ana Cláudia da Silva e pela diretora Morgana Maria da Silva de Castro. Já a segunda experiência, “Projetos 2018 EBM Osmar Cunha e sala multimeios”, será exposta pela professora de educação especial da escola, Marilene Zorzi e pela diretora Neide Souto.

A palestrante do segundo painel será Monica de Nazare Carvalho, da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA). Suas pesquisas incluem temas como deficiência visual, atendimento educacional especializado, inclusão social e acessibilidade comunicacional.

Diversidade cultural

Na sala Pitangueira será realizado o terceiro e último painel, com o tema “Diversidade Cultural: desafios na gestão político-pedagógica”. A primeira prática será apresentada pela diretora do NEIM Irmão Celso, Daniela Cristina Silva, e tem como tema “Pluralidade e Respeito à diversidade cultural no âmbito educacional”. Já “(Re)existir e transformar: por uma perspectiva ambiental crítica” será exposta pela professora Ana Cláudia Vicente Demétrio, do Núcleo EJA Sul II.

A palestra será ministrada pelo professor doutor Sérgio Fabiano Annibal, da Universidade Estadual Paulista. Sérgio trabalha no Departamento de Educação da UNESP, além de lecionar nos programas de pós-graduação e mestrado em Letras.

Atrações de terça-feira

O COEB 2019 continua na terça-feira, dia 05/02. O segundo dia do evento inicia com a mesa redonda “As relações entre o conhecimento, o saber e o aprender na contemporaneidade: aprendizagens do mundo real”, que será realizada das 8h às 10h. Mediada pelo secretário de Educação de Florianópolis, o professor doutor Maurício Fernandes Pereira, terá a participação do professor doutor Luís Carlos de Menezes, da Universidade de São Paulo (USP) e da professora especialista Janaina Oliveira Barros, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Entre os temas da discussão estão o processo de ensino e de aprendizagem e seus novos desafios; o fazer pedagógico ressignificado e contextualizado a partir das experiências dos sujeitos; e os entrelaçamentos curriculares entre conhecimento, informações, tecnologias e diferentes culturas.

Relatos de experiências

Das 10h30 às 12h ocorrerá a apresentação de nove trabalhos de profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis na modalidade “Relatos de Experiências”, no auditório Garapuvu e nas salas Pitangueira, Goiabeira e Laranjeira.

De 13h às 13h30, no auditório Garapuvu, será realizada novamente a mostra audiovisual com filmes produzidos por estudantes da rede municipal.

Comunicação oral de pesquisa

Já das 13h30 às 15h, serão apresentados nove trabalhos de profissionais da rede municipal de ensino na modalidade “Comunicação Oral de Pesquisa”, no auditório Garapuvu e nas salas Pitangueira, Goiabeira e Laranjeira.

Palestra com ex- ministro da Educação

O encerramento do evento contará com uma conferência no auditório Garapuvu, com início às 15h30, ministrada pelo professor doutor e ex-ministro da Educação José Henrique Paim Fernandes, com o tema “Protagonismo de quem ensina e de quem aprende: as tramas do processo de aprendizagem”. Paim assumiu o Ministério de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015. Já ocupou o cargo de Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do MEC.

O evento termina às 16h30, com uma solenidade e apresentação cultural.

Da redação