00:00
21° | Nublado

Por que é importante dar mesada para as crianças e adolescentes?

De acordo com especialista, objetivo da mesada deve sempre ser ensinar as crianças a gerenciar seu próprio dinheiro (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 07/06/2022

A mesada educativa é uma quantia em dinheiro que os pais e responsáveis dão, periodicamente, com o intuito de ensinar finanças para as crianças e adolescentes. Muitas famílias já adotaram a prática, enquanto outras se mostram mais resistentes.

Para Gabriel Roizner, cofundador e CEO da Mozper, plataforma de educação financeira para este público, a mesada educativa é uma forma de facilitar o aprendizado sobre finanças e gestão de orçamento. "Quando feita com planejamento e diálogo, ajuda no desenvolvimento de habilidades como responsabilidade, gerenciamento de dinheiro e tomada de decisões."

Ele elencou as principais vantagens de dar mesada às crianças e adolescentes.

1 — Aprender a lidar com o dinheiro na prática

O objetivo da mesada deve sempre ser ensinar as crianças a gerenciar seu próprio dinheiro. À medida que a criança passa a ganhar um valor fixo por mê, ou por semana, ela começa a perceber que será preciso se organizar para não gastar tudo de uma vez. Ela verá que será necessário fazer escolhas e que, ao fazer escolhas, em alguns momentos será preciso renunciar algo.

2 — Estabelecer prioridades e a poupar dinheiro para um objetivo maior

Às vezes, as crianças querem comprar algo que ultrapassa o limite da mesada. Essa é uma ótima oportunidade para ensiná-las que nem sempre é possível comprar tudo o que queremos na hora em que queremos. Elas devem ser incentivadas a poupar parte do dinheiro para conseguir atingir objetivos a longo prazo. Assim, as crianças entendem o conceito da economia.

3 — Aprender a lidar com a frustração

Caso o dinheiro acabe antes do prazo, os pais não devem adiantar valores. O ideal é estabelecer um diálogo para que os pequenos entendam que precisam saber usar o dinheiro com sabedoria para não faltar. Assim, eles desenvolvem responsabilidade financeira, além de aprender a lidar com frustrações.

Da redação
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI