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Ponte Hercílio Luz: avanço nas obras


Publicado em 25/07/2013

A recuperação da Ponte Hercílio Luz, obra que receberá cerca de R$ 150 milhões em investimentos do Pacto por Santa Catarina, entra em uma nova fase.

Está prevista para quinta-feira (25/7), a conclusão do último dos quatro blocos que servirão de base para a estrutura provisória que vai sustentar a ponte enquanto as peças danificadas são substituídas e restauradas.

Os quatros blocos ficam debaixo da água e, neste dia, será feita a concretagem da laje do último bloco. A partir de agosto, começam a chegar os equipamentos de elevação que ficarão entre os blocos submersos e a atual estrutura da ponte. Serão montadas duas fileiras paralelas com 27 macacos hidráulicos cada.

As obras de restauração da ponte estão divididas em três eixos principais: recuperação de viaduto insular, viaduto continental e vão central. As duas primeiras foram concluídas e o trabalho atual faz parte da estrutura necessária para a restauração do vão central.

Quando a base estiver pronta, serão trocadas as barras e as rótulas danificadas. Por fim, a estrutura provisória será removida e, a ponte, liberada para o tráfego de veículos.

A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982.

Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

Acessos
Na quarta-feira (24/7), a comissão criada para realização dos estudos do sistema viário de acesso à ponte e das áreas de entorno finalizou os trabalhos, que foram encaminhados para a Prefeitura de Florianópolis.

A comissão é formada por representantes da própria prefeitura de Florianópolis, do Governo do Estado e do Governo Federal.
Foram apresentadas três propostas, todas prevendo que a ponte funcione em mão única: pela manhã, no sentido Continente-Ilha; e pela tarde, no sentido inverso, Ilha-Continente.

Agora, as propostas poderão ser usadas pela prefeitura para a elaboração do projeto executivo das obras de acesso. A prefeitura pode optar por uma das três alternativas apresentadas ou ainda criar uma nova.

Da Redação