00:00
21° | Nublado

Padre Vilson Groh traz de sua viagem a Roma novidades para o IVG

No dia 28 de setembro, o presidente do IVG se reuniu com o Papa Francisco (Foto: Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 07/10/2022

Nesta sexta-feira, 07, o Instituto Pe. Vilson Groh promoveu uma coletiva, presidida por seu grande mentor e presidente, o padre Vilson Groh, para apresentar à imprensa as novidades da recente viagem internacional, encontro com o Papa Francisco e os novos projetos de grande impacto social.

Confira:

Viagem à Itália

Padre Vilson Groh foi chamado para estar no Encontro Global da Economia de Francisco e Clara que aconteceu na cidade de Assis, Itália, entre os dias 22 e 24 de setembro. No encontro, ele falou sobre os caminhos para um novo pacto econômico e educativo, firmado nos princípios da Economia de Francisco e Clara, e como esses caminhos têm sido traçados por meio do trabalho das organizações que formam a Rede IVG e atuam nas comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis.

O Encontro Global da Economia de Francisco e Clara é um movimento internacional que reúne jovens economistas, empreendedores e agentes de mudança de diversas partes do mundo – de mais de 120 países, que buscam um processo de mudança inclusivo global para uma nova economia.

Os participantes eram jovens de todo o mundo que nestes últimos três anos criaram uma verdadeira comunidade que produziu projetos, iniciativas, estudos e materiais de aprofundamento.

Padre Vilson comentou que o grande destaque do evento foi o discurso do Papa Francisco, em especial três reflexões:

1 - Olhar o mundo com os olhos dos mais pobres: O papa indicou que os jovens também irão melhorar a economia se olharem as coisas a partir da perspectiva das vítimas e dos descartados. “Mas, para ter os olhos dos pobres e das vítimas, é preciso conhecê-los, é preciso ser amigo deles. E, acreditem em mim, se vocês se tornarem amigos dos pobres, se compartilharem a vida deles, vocês também compartilharão algo do Reino de Deus. E repito: que as escolhas cotidianas de vocês não produzam descartes”.

2 - O trabalho no mundo moderno, ou seja, o trabalho das mãos: O trabalho já é o desafio do nosso tempo e será ainda mais o desafio de amanhã. “Sem trabalho digno e bem remunerado, os jovens não se tornam verdadeiramente adultos, as desigualdades aumentam. Às vezes, pode-se sobreviver sem trabalho, mas não se vive bem. Por isso, ao criarem bens e serviços, não se esqueçam de criar trabalho, um bom trabalho e trabalho para todos”.

3 - Encarnação: Nos momentos cruciais da história, quem soube deixar boa impressão o fez porque traduziu os ideais, os desejos e os valores em obras concretas. “Vocês mudarão o mundo da economia se, junto com o coração e a cabeça, também usarem as mãos”.


Casa de Francisco e Clara em Florianópolis

Florianópolis, capital de Santa Catarina, será a primeira cidade na América Latina a receber a Casa de Francisco e Clara, que nasce como um lugar de vivência e imersão, através dos quais a prática da Economia de Francisco e Clara na vida das comunidades.  O primeiro lugar em que essa iniciativa surge é no morro Monte Serrat, na periferia de Florianópolis, onde o padre Vilson Groh vive e realiza, junto ao povo há 40 anos, trabalhos comunitários. “Esta experiência piloto é um convite a todo o povo, para reconstruir em cada chão sagrado desta nação e do mundo um novo pacto ecológico e social: em comunidade, pela fraternidade e na unidade do amor”, comenta.

A iniciativa vem sendo materializada com apoio de parceiros, tanto do eixo empresarial, quanto doadores como pessoa física.

Audiência com o Papa Francisco

No dia 28 de setembro, o presidente do IVG se reuniu com o Papa Francisco. Além disso, teve um encontro com o cardeal Konrad Krajeswki, esmoleiro do Papa e prefeito do Dicastério para Serviço da Caridade, e o bispo auxiliar da diocese de Roma, dom Benoni Ambarus, e alinhou uma possível visita em 2023 a Florianópolis.

Banco Comunitário IVG: Moeda Social e Microcrédito

Um dos pontos altos da coletiva foi o anúncio do Banco Comunitário do IVG que atuará com a moeda social e beneficiará, inicialmente, 50 famílias da ACAM, organização situada no Morro do Mocotó; 100 famílias do CEDEP, localizado no Monte Cristo; e 55 famílias da Associação João Paulo II, que fica na Comunidade da Praia, em Palhoça. Ao todo, serão 205 famílias beneficiadas mensalmente com R$ 200.

O recurso, transformado em Moeda Social, poderá ser utilizado nos 11 comércios nas próprias comunidades, potencializando a economia local.

A seleção das famílias beneficiadas foi realizada pelas equipes de Assistência Social das organizações, que compõem a Rede IVG, com base na Política de Assistência Social.

A Moeda Social

É uma moeda alternativa criada para ser usada por determinado grupo e circular em regiões específicas. No caso do IVG Banco Comunitário, a moeda social é virtual, equivalente ao Real e é depositada na conta de cada família cadastrada. Esta conta pode ser acessada por meio de um aplicativo específico, em que a família pode consultar o saldo e saber onde utilizar aquele valor. Outra opção é a compra de produtos com o CPF, sem necessidade do uso do celular.

A moeda só é aceita por estabelecimentos cadastrados pelo IVG, que são informados às 205 famílias atendidas pelas organizações.

Quanto as famílias irão receber?

As 205 famílias irão receber R$ 200, mensalmente, no período entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. O valor é cumulativo, ou seja, caso a família não use o recurso mensal por completo, este valor pode ser utilizado no mês subsequente.

O que a família pode fazer com a Moeda Social?

A família que recebe a Moeda Social não pode fazer o saque ou a troca do valor por dinheiro em Real. Além disso, é permitido o uso da moeda para comprar apenas itens alimentícios, de limpeza e higiene pessoal (bebidas alcoólicas, peças de vestuário e entre outros objetivos não são permitidos).

Como ajudar a manutenção do Banco Comunitário - Moeda Social?

O Instituto Pe. Vilson possui recurso para conceder a Moeda Social no período entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. O objetivo da instituição é buscar investidores para que a Moeda Social possa atender cada vez mais famílias e por mais tempo.

Pessoas físicas e jurídicas podem ajudar com doações únicas ou recorrentes, efetuando transferência ou depósito bancário diretamente na conta do Fundo IVG de Combate à Fome. Se você quiser realizar doação por favor acesse nosso link, onde há uma explicação e um QR code para Pix. 

 

O Microcrédito

O Microcrédito do IVG é uma realização do Instituto em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC) e o Sebrae-SC. O objetivo é estimular o fortalecimento de pequenos negócios já em funcionamento nas comunidades atendidas pela Rede IVG. O projeto irá oferecer capacitação e microcrédito para empreendedores que querem alavancar seu negócio.

 

Quem é Padre Vilson Groh

Natural de Brusque (SC), Vilson Groh mora na comunidade do Monte Serrat desde a juventude, vivendo há 40 anos a vida comum nas comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. Padre e educador social, Vilson também é ativista pela causa dos mais vulneráveis: para que as famílias tenham trabalho, teto e pão sobre a mesa, e para que crianças, adolescentes e jovens recebam educação de qualidade e humanizadora, e, assim, possam florescer e sonhar num mundo possível de oportunidades.

Acesse AQUI para mais informações.

Da redação

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI