00:00
21° | Nublado

Outubro Rosa enfrenta o câncer com cultura, afeto e voluntariado

Coral, exposição e vídeo integram o evento Um toque de amor em favor da vida, no Café Psiquê, abrindo a programação do complexo Baía Sul para esta campanha 2017 (Foto: Reprodução)

Publicado em 02/10/2017

Nesta terça-feira, 3 de outubro, a partir das 18 horas, um programa cultural promete mexer com as emoções ao mesmo tempo em que alerta para a importância do Outubro Rosa no combate ao câncer de mama, a doença que mais mata mulheres no mundo inteiro. No espaço de convivência Café Psiquê, com a presença de integrantes da Amucc (Associação Brasileira de Portadores de Câncer), acontece o evento Um toque de amor em favor da vida, abrindo oficialmente a agenda do Complexo Baía Sul para a campanha 2017.

No roteiro, apresentação do Coral Vozes - regido pelo Maestro Robson Medeiros Vicente -, abertura de exposição fotográfica e exibição de vídeo institucional com depoimentos de quem já viveu a angustiante fase da descoberta até o tratamento do câncer. O prédio já estará revestido com iluminação especial alusiva à campanha, anunciando que, desta vez, se impõe com ações ainda mais essenciais.

A mais importante delas é a parceria entre a Clínica Imagem e o Cepon, possibilitando ultrasson de mama a 32 mulheres que estão em fila de espera. Os exames já estão agendados para a manhã de sábado, 7 de outubro, e contam com um time de quatro médicos voluntários - Cristina Marques Barreto, Emanuela Kestering Vieira, Geórgia Menegaz e Guilherme Marodin Lomando – que participam do mutirão que culmina com a realização de cirurgias, dia 21, em seis pacientes que também aguardavam para as intervenções de mastectomia e de quadrantectomia (a retirada de um quarto da mama).

Acalento

A ideia de realizar um evento para marcar a abertura das ações no complexo hospitalar é mesmo para chamar ainda mais a atenção para o câncer de mama. “É preciso trocar experiências, contar e ouvir histórias de sucesso e perceber que juntas somos todas mais fortes”, incentiva Gisselle Schmidt, a precursora da ideia dentro do Baía Sul. Barista e dona do Café Psiquê, foi dela a iniciativa de participar do Outubro Rosa de uma forma efetiva. Sua proposta foi logo aceita pela Amucc e apoiada pela direção do complexo hospitalar.

Contando com o suporte e a parceria de Jacqueline Jerônimo, gestora do Condomínio Baía Sul Medical Center, Gisselle Schmidt realizou a primeira edição do Outubro Rosa no Baía Sul no ano passado. Desta vez, já mais estruturado e fazendo parte da programação oficial da Amucc, o evento ganhou agenda intensa, A programação cultural surge como suporte para que a ação chame mais atenção, surta ainda mais efeito e ganhe mais corpo e maior repercussão. 

Um toque de amor em favor da vida abre com a emocionante apresentação do Coral Vozes. Em seguida acontece o lançamento de um vídeo institucional com depoimentos de mulheres que tiveram câncer de mama e também do médico Carlos Gilberto Crippa, ginecologista e mastologista, que também passou por um tratamento de câncer.

Na mesma data será aberta a mostra Um novo olhar além da dor, exposição fotográfica com imagens de Cláudia Maria Leite Eberhardt e Fernanda Tachini. Os registros de Cláudia exibem belas imagens especialmente do amanhecer na Lagoa da Conceição, período em que costumava passear com o seu marido, vitimado com um câncer no cérebro. Fernanda, por sua vez, descobriu o câncer de mama e logo em seguida a gravidez da filha Anna Helena. As duas mostram em imagens que, apesar dos sofrimentos, a vida sempre dá bons motivos para sorrir.

O encerramento será dia 29, com a Caminhada da Campanha do Outubro Rosa, na Avenida Beira-mar Norte. As camisetas oficiais da campanha podem ser adquiridas durante todo esse período – enquanto durar o estoque – no Café Psiquê, localizado na área de convivência do complexo médico.

SERVIÇO:

Um toque de amor em favor da vida

Dia: 03 de outubro de 2017

Horário: a partir das 18 horas

Local: Café Psiquê

Endereço: Complexo Baía Sul, Rua Menino Deus, 63, Centro Florianópolis - SC