00:00
21° | Nublado

Oftalmologista aponta cuidados com os olhos no verão

Foto: Divulgação

Publicado em 23/01/2020

Até o final do verão, em março, mais do que pensar em brincadeiras ao ar livre, banhos divertidos de piscina, exposição ao sol, é importante sempre refletir sobre cuidados com a saúde, principalmente com os olhos. Segundo o oftalmologista Dr. Fernando Komatsu, os raios ultravioleta (UVB) estão mais agressivos nesta época e os riscos de queimadura, irritações e doenças infecciosas são mais frequentes. 

Diante de algum sintoma, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como proceder. Felizmente, esses e outros desconfortos podem ser evitados com alguns cuidados, explica o médico. Confira quais são eles e aproveite os dias quentes.

Opte sempre por óculos com proteção UVA E UVB nas lentes. Dr. Komatsu destaca que usar modelos de óculos de sol sem proteção, além de poder causar desconforto visual e dor de cabeça, podendo também provocar degeneração macular - doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico, e até mesmo catarata. “Em algumas situações não existe tratamento eficaz, portanto a prevenção ainda é o melhor remédio”, aponta.

Caso sinta um cisco no olho, o oftalmologista recomenda evitar coçar, pois há risco de lesões na superfície ocular. “Use um colírio lubrificante e, caso o problema não seja resolvido, o indicado é ir até um pronto-socorro para que o médico remova o cisco com material esterilizado que não exponha o paciente ao risco de infecções”, explica.  

Outra consideração, diz respeito às lentes de contato. “Qualquer contato da água do mar e de piscina com as lentes aumentam a probabilidade de irritações e infecções. Em alguns casos as lentes de descarte diário podem ser indicadas, minimizando as chances de complicações. É importante também evitar abrir os olhos dentro da água, e se for mergulhar, não esqueça dos óculos de mergulho”, esclarece Dr. Komatsu. Além disso, por mais cansada que esteja, é importante retirar as lentes antes de dormir. “Durante o sono, o nível de lubrificação dos olhos diminui e as lentes podem ressecar junto com o globo ocular - desencadeando uma série de problemas".   

Com essas dicas simples, mas importantes, o médico acredita que muitos dos problemas que levam às pessoas ao oftalmologista no verão serão evitados. "De modo geral, vale ainda destacar o quanto lavar bem as mãos várias vezes ao dia pode manter longe muitas doenças - principalmente a conjuntivite. Para se ter uma ideia, as bactérias de uma pessoa contaminada podem durar três dias numa só maçaneta - o que aumenta muito as chances de transmitir conjuntivite para outras pessoas".

Da Redação