00:00
21° | Nublado

Observatório: Udesc mapeia ações de enfrentamento à pandemia em Florianópolis

Imagem: Reprodução

Publicado em 04/05/2020

O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, plataforma digital interativa criada por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou um trabalho de mapeamento e divulgação de uma rede de iniciativas que atua em Florianópolis no combate aos efeitos da pandemia de Covid-19.

O observatório é uma plataforma que articula ensino, pesquisa e extensão. É resultado da parceria entre dois grupos de pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc: o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp) e o Strategos, coordenados pelas professoras Carolina Andion e Graziela Alperstedt.

>>>Veja aqui as ações já identificadas pelo observatório

Já foram mapeadas 35 iniciativas, incluindo campanhas, fundos de apoio, plataformas colaborativas e redes. As ações identificadas são promovidas por associações, coletivos e movimentos da sociedade civil, pelo poder público e por empresas com missão social.

“Todas essas iniciativas têm sido cruciais para combater os efeitos da pandemia, sobretudo nas comunidades mais vulneráveis”, explica a professora Carolina Andion, da Udesc Esag, uma das coordenadoras do Observatório de Inovação Social de Florianópolis.

Colaboração para mapeamento de ações

Pessoas que conhecem ou atuam em alguma iniciativa na cidade, que buscam responder aos problemas causados pela pandemia, podem colaborar com o mapeamento ao cadastrar a ação na plataforma. Basta preencher o formulário disponível no site do Observatório de Inovação Social de Florianópolis. A informação é verificada pelos pesquisadores e inserida na plataforma.

>>> Clique aqui para cadastrar sua iniciativa

“Convidamos as pessoas a conhecer, divulgar e ampliar essa rede”, afirma a professora Carolina Andion. “Com colaboração, queremos fazer com que a solidariedade se espalhe mais rápido do que o vírus!”, completa. 

Conheça também o Canal Esag para a Comunidade, com mais conteúdo para ajudar pessoas e organizações na crise. 

Da redação