00:00
21° | Nublado

Mudanças na Avenida Trompowsky e Rua Dom Joaquim causam incômodo

Avenida Trompowsky (Foto: Hermann Byron)

Publicado em 28/09/2017

Neste sábado, dia 30 de setembro, mudanças serão efetuadas em duas ruas do Centro de Florianópolis. A Avenida Trompowsky e a Rua Dom Joaquim voltarão a ter mão dupla. Ambas haviam deixado de ser mão dupla há menos de dois anos. A partir de sábado, toda a região já estará sinalizada, indicando as alterações. A Guarda Municipal também estará no local para orientar os motoristas.

Na opinião da autoridade de trânsito de Florianópolis, Deivid Fernandes da Rosa, as alterações são permanentes com intuito de desafogar o trânsito na região central da cidade. “A mudança nos sentidos irá aliviar o fluxo no local nos horários de pico e diminuir o tempo de espera dos motoristas na Bocaiúva”, acrescenta.

Será? Quem passava pela Rua Bocaiúva, esquina com a Avenida Trompowsky, na época em que ainda era mão dupla, bem lembra que frequentemente haviam acidentes ali, exatamente por ser mão dupla. Além disso o engarrafamento nos horários de pico nessa avenida começava lá no alto, no Largo Benjamin Constant e iam até a Rua Bocaiúva.

Outro motivo que causa problemas no trânsito da capital catarinense é a dessincronização dos semáforos. Quando um abre, o próximo, que fica a uma curta distância, já está fechando e assim não ocorre um bom fluxo de carros. Ninguém anda, e o congestionamento se forma.Por que os semáforos não estão sincronizados?

De acordo com Rubens Cardiga, assessor de imprensa do trânsito da Prefeitura Municipal de Florianópolis, isso acontece porque o contrato da Prefeitura Municipal de Florianópolis com a empresa de Curitiba que controlava remotamente os semáforos, na gestão anterior, expirou em junho e não foi renovado. A própria Prefeitura achou que daria conta de fazer o serviço, não deu, e nesta terça-feira, dia 26 de setembro, o Prefeito Gean Loureiro resolveu então criar uma força tarefa: dia 5 de outubro será escolhida por licitação uma empresa que operará o sistema, sendo que em até 30 dias o mesmo deve estar funcionando, de preferência antes do início da alta temporada.

Confira o mapa veiculado pela Prefeitura mostrando as mudanças de mão  das ruas Dom Joaquim e Trompowsky: