00:00
21° | Nublado

Mistura de ritmos marca apresentação de banda

Sexteto carioca Mohandas

Publicado em 18/04/2013

“Não se prenda à prateleira musical, ela não será encontrada. A premissa é misturar até descobrir a combinação ideal”. É dessa forma que o sexteto carioca Mohandas se apresenta. A experimentação poderá ser provada nesta sexta-feira (19), às 22 horas, na Casa de Noca. A abertura fica por conta da trupe do Pife na Manga.
Bel Baroni (percussão e voz), Diogo Jobim (teclados e sintetizadores), Dudu Lacerda (percussão e voz), Micael Amarante (voz, saxofone e guitarra), Nana Orlandi (percussão e voz) e Pedro Rondon (baixo) apresentam um repertório no qual a música pop se mistura à música étnica, e tem sotaque do mundo. De maracatus, galopes, afoxés e jongos, a cumbia, reggae e mambo, passando pelo rock, hip-hop e música eletrônica.

Entre os integrantes da banda não existe um líder, o conceito de coletividade os acompanha em cada arranjo. Os receptores estão conectados aos quatro cantos do mundo. As referências vão da Ásia e África ao Brasil mais brasileiro. Mohandas existe há dois anos e, desde então, concebe sem amarras as 10 faixas de seu primeiro álbum, o “Etnopop”.

O Pife na Manga executa os estilos musicais típicos das bandas de pífanos, como o baião, galope, frevo, xote e a marcha. Além destes, a banda apresenta também composições de maracatu, ijexá, ciranda, caboclinho e coco, entre outras. Na parte instrumental, além da formação tradicional (pífanos, zabumba, tarol e pratos), são utilizados também outros, como o triângulo, pandeiro, alfaia, agogô, mineiro, caxixis, atabaque e apitos.

Esses elementos fazem da apresentação do Pife na Manga um mosaico onde transparecem variados elementos da cultura popular. Inspirados pelas melodias, danças, ritmos, compositores e cores das manifestações regionais, o grupo tem como objetivo produzir arte e difundir a riqueza da cultura brasileira, levando música, dança e alegria pelos cantos por onde passa.

Serviço:
Mohandas (RJ), abertura com Pife na Manga
Sexta-feira, dia 19/04, 22 horas
Casa de Noca (Avenida das Rendeiras, 1176, Lagoa da Conceição)
R$ 10 (até 00h) e R$ 15 (após 00h)
Info: (48) 3238-5310 ou casadenocafloripa.com

Da Redação