00:00
21° | Nublado

Metas de condicionamento físico precisam ser mensuráveis e realistas

(Foto: Divulgação)

Publicado em 05/09/2017

Dentro de uma academia, a determinação de metas é um fator importante para a manutenção de um comportamento que leve à mudança. As metas servem para nortear quais mudanças devem ser implementadas no dia a dia do indivíduo. Em qualquer circunstância, metas devem ser atingíveis, realistas e significativas.

De acordo com Suzana Dallanhol, diretora da Academia Better You, localizada no Centro de Florianópolis, a motivação, nesse caso, é sempre intrínseca. “Há muitas pessoas que já iniciaram e pararam o treino em academia várias vezes. Quando conversamos com essas pessoas, percebemos que, na verdade, suas experiências anteriores foram ruins. Tiveram treinos muito longos, com repetições além do necessário e não receberam orientação adequada para a execução dos movimentos. Assim, não aprenderam a treinar”, diz.

Para Suzana, a primeira meta a ser estabelecida é ir à academia, tomar a decisão, sair de casa e chegar ao local de treino. “Somente gostando do processo é possível refinar as metas. E, para gostar, é preciso sentir-se capaz de realizar a tarefa. Portanto, em seguida, é fundamental um bom professor. O professor apoia, ensina, corrige, explica. Nada substitui a inspiração contida na relação interpessoal. A interação entre mestre e aprendiz”, afirma ela.

>>>>> Leia mais:

Atividade física durante a gravidez traz benefícios às gestantes e aos bebês

Dez mitos na academia que precisam ser revistos

Na aprendizagem do movimento correto é fundamental haver demonstração. É fundamental que o professor domine o gesto que ensina tanto quanto possível e que junte à demonstração a explicação oral e a correção do aluno. “Aqui, valorizamos o processo pedagógico, pois para se comprometer com alguma coisa é preciso sentir-se capaz de realizá-la. Variar esses estímulos através da experimentação de diversas modalidades traz enormes benefícios para o praticante, pois amplia seu leque de habilidades. É com autoconfiança no processo que se pode partir para metas de condicionamento físico”, diz Suzana.

O objetivo mais frequentemente expressado por quem entra numa academia é a perda de peso. No entanto, ao perceber que o treinamento proporciona ganhos e/ou perdas que não são mostrados somente pelo critério "peso”, o aluno compreende que as metas de condicionamento necessitam ser mais específicas, para que sejam mensuráveis e realistas, e revistas regularmente. 

“Melhorar a execução de determinada postura de yoga, conseguir correr certa quilometragem, acompanhar uma coreografia, controlar a frequência cardíaca em alguma intensidade de pedalada, melhorar a coordenação motora no boxe. Além dessas, claro, há a busca por hipertrofia muscular, redução da gordura corporal, etc. Para cada meta, há um tipo de verificação e novas intervenções para o aprimoramento. Quando o assunto é condicionamento físico, sempre haverá novos desafios”, afirma Suzana Dallanhol.

Da Redação