00:00
21° | Nublado

Marina Silva declara apoio a Marquito em Florianópolis

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve em Florianópolis neste fim de semana, e declarou apoio à pré-candidatura de Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL) a prefeito de Florianópolis, em evento na Capital. (foto:Imagermdailha) *** CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

Publicado em 21/04/2024

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve em Florianópolis neste fim de semana, e declarou apoio à pré-candidatura de Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL) a prefeito de Florianópolis, em evento na capital. Em sua fala, Marina destacou a importância do posicionamento do atual deputado estadual pela justiça social e defesa do meio ambiente, buscando a unidade do campo progressista. “Se Deus quiser, e com o nosso trabalho, ele vai para o segundo turno”, clamou Marina, muito aplaudida pelo público, que lotou o auditório do Castelmar Hotel, na manhã deste sábado (20).

Já no ínício do dia, Marquito, acompanhado de diversas lideranças políticas, havia levado Marina ao Monte Serrat, no Centro da cidade, para conhecer o trabalho de Padre Vilson Groh e o projeto de turismo de base comunitária local. “Estou muito feliz de termos começado o dia com uma agenda que me tocou profundamente. Lá no Mont Serrat com o Padre Vilson, que tem um trabalho de mais de 40 anos, vimos o quanto é possível fazer a diferença em uma comunidade periférica e transformar isso em política pública”, disse Marina, apontada, pela revista Time, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2024, sendo a única brasileira na lista.

No evento de declaração de apoio de Marina à sua pré-candidatura, Marquito defendeu a necessidade de se colocar no centro o debate programático da cidade, com a defesa da natureza e a garantia de direitos do povo. “E nós temos toda a condição de ganhar, não tenho dúvidas”, afirmou. Marina disse que estará “à disposição para ajudar no programa. E a palavra certa é ajudar porque um programa a gente não faz para as pessoas, a gente faz com as pessoas.” A ministra elogiou o processo de construção participativa do programa de governo que Marquito iniciou, junto ao movimento Floripa Mais Querida, que está reunindo também as pré-candidaturas à vereança da federação PSOL/Rede, além de nomes do PSB.

Marquito, que já tem apoio do PSB, reforçou a necessidade de união dos partidos de esquerda. O campo está aglutinado, especialmente na capital catarinense, desde 2018, quando liderou, no país inteiro, o “Ele, não”, o “ninguém solta a mão de ninguém” e o vira voto em favor de Fernando Haddad (PT).

Em 2020, em torno da candidatura do professor Elson Pereira (PSOL), Florianópolis teve a maior frente democrática e popular entre as capitais brasileiras. “Nós, que temos compromisso com a democracia e com um programa para tirar essa cidade da mão de quem só quer vendê-la, não temos o direito de dar um passo atrás. Precisamos pensar numa frente que vai realmente ter um programa para colocar essa cidade em outro rumo. E ainda há tempo.” disse.

Obtendo a concordância de Marina, Marquito ressaltou a assertividade da decisão da federação PSOL Rede de ficar ao lado da candidatura do presidente Lula já no primeiro turno das eleições de 2022. “O resultado está aqui: uma ministra como Marina Silva, uma ministra como Sônia Guajajara e outros ministros e ministras muito qualificados que estão garantindo a democracia de pé neste país. Porque aquele horizonte que combatemos naquele momento ainda existe, seguimos precisando combater o autoritarismo, o negacionismo, o fascismo.”

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045