00:00
21° | Nublado

Maio Amarelo: Saúde conscientiza sobre acidentes e álcool

(Foto: Divulgação)

Publicado em 08/05/2017

A Rede Vida no Trânsito, da qual faz parte a Secretaria de Saúde de Florianópolis, realizou abordagem de conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas com entrega de folders e fitas amarelas em alusão ao Movimento Maio Amarelo, que chama a atenção para o alto número de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O evento aconteceu neste domingo (05), na Avenida Beira-Mar Norte, durante o projeto “Via Amiga do Ciclista”.

Entre 2013 e 2016, foram identificados 232 desastres de trânsito com óbito ocorridos no município de Florianópolis. Somente no ano passado, foram 117 acidentes, com 61 vítimas fatais. Relatório da Rede Vida no Trânsito aponta que em 42,7% dos desastres ao menos um dos envolvidos havia consumido álcool antes do ocorrido. Em 32,1% do total de desastres registrados em 2016, o álcool foi considerado o fator mais importante para ocorrência, na grande maioria homens entre 20 e 29 anos de idade.

As noites de sexta para sábado ou de sábado para domingo foram os turnos que tiveram a presença do álcool confirmada com maior frequência (15,6% e 21,3% respectivamente). A SC 401, no Norte da Ilha, concentrou 17,3% dos desastres com envolvimento do álcool. As outras regiões com maior concentração foram a BR 282 (10,2%) e a Rodovia Gustavo Richard, até a saída do Túnel Antonieta de Barros (8%).

Os dados são preliminares e o relatório completo será apresentado em reunião da Rede Vida no Trânsito, no próximo dia 10. Os números ainda podem ser subestimados, pois somente as vítimas com óbito no local do acidente são testadas para a presença de álcool pelo IML.

 

 

Da Redação