00:00
21° | Nublado

Limites entre municípios do Sul de SC estiveram em debate na Alesc

PL passou a incluir também alterações no limite de Garopaba, além de Laguna e Imbituba (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 22/08/2023

Na manhã desta terça-feira, 22, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) apresentou parecer favorável a uma proposta para retificar os limites entre três municípios do Sul do estado. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 26/2023, do deputado Ivan Naatz (PL), que inicialmente abordava Imbituba e Laguna, mas passou a incluir também alterações no limite de Garopaba, após a apresentação de uma emenda pelo relator, o deputado Pepê Collaço (PP).

Conforme o autor, o projeto decorre do parecer apresentado pela Comissão Especial dos Limites Territoriais de Imbituba, constituída na câmara de vereadores do município. “De acordo com o referido parecer, a lei estadual 13.993, de 2007, que deveria, tão somente, dispor sobre a consolidação das divisas intermunicipais do Estado de Santa Catarina, alterou as coordenadas geográficas em detrimento de Imbituba, trazidas pela legislação anterior, por ela revogada (Lei 11.340/2000) e, em razão disso, as divisas entre os municípios de imbituba e Laguna passaram a ser representadas naquela lei em descompasso com a situação fática e legal.”

As alterações atendem as localidades de Ponta Rasa, Boa Vista e Itapirubá, situadas no limite entre os dois municípios. Já a alteração redacional apresentada por Collaço tem como base a Informação Técnica 02/2023 da Secretaria Municipal de Planejamento Territorial da Prefeitura Municipal de Garopaba e trata da retificação do limite com Imbituba. Não foram apresentadas informações mais detalhadas sobre as alterações previstas.

Economia de SC cresce no 1º semestre, de acordo com a FIESC

Em seu relatório, Pepê Collaço também se manifestou sobre o interesse social do projeto. “No tocante ao mérito, tenho presente que para além das coordenadas, marcos e linhas comuns à descrição de limites territoriais, existem as pessoas que residem nas localidades fronteiriças, cuja demarcação da divisa impacta em vários aspectos na vida cotidiana, inclusive no próprio endereço. E por entender que a retificação das divisas intermunicipais de Garopaba, Imbituba e Laguna será benéfica a esses munícipes, é que identifico o interesse público, motivo pelo qual o projeto é meritório.”

Antes de ser votado em plenário, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças; de Assuntos Municipais; e de Transportes e Desenvolvimento Urbano.

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp