00:00
21° | Nublado

Jaguar Parade: exposição por preservação das onças-pintadas chega a Grande Florianópolis

Mais de 40 esculturas espalhadas pela região da capital catarinense devem despertar a reflexão do público para a conservação da espécie e habitat do maior felino das Américas (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 07/03/2023

A partir deste mês, a Grande Florianópolis ganhará ainda mais arte, cor, cultura e preocupação com as causas socioambientais através de uma das maiores exposições de arte ao ar livre: a Jaguar Parade, uma ação internacional pela conservação da onça-pintada.

O movimento artístico que chega a Santa Catarina - após sucesso estrondoso da edição de Nova York, realizada no verão norte-americano do ano passado - espalhará pela capital catarinense mais de 40 esculturas de onças customizadas por artistas locais e nacionais, exibidas gratuitamente em pontos turísticos e principais espaços de grande circulação de público, como a Ponte Hercílio Luz, Avenida Beira-mar Norte, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa, Jurerê, entre outros.

A Jaguar Parade é apresentada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, Isa CTEEP e PremieRpet.

Pintura ao vivo na Ponte

Uma das grandes ações previstas no calendário oficial da exposição é a pintura ao vivo de uma das esculturas no principal cartão postal de Florianópolis: a centenária Ponte Hercílio Luz. A atividade será em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, como parte da programação do aniversário de 350 anos da cidade. 

União entre arte e causas socioambientais

A realização da Jaguar Parade é da Artery, empresa catarinense referência na promoção de projetos de arte urbana ligados às causas socioambientais, liderada pelos co-founders Giovane Pasa e Carol Barreto.

Inscrições abertas: Choro Mulheril oferece formação musical gratuita

“O principal propósito é arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade urgente de conservar a onça-pintada e seu habitat. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México, e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil”, explica Giovane Pasa.

Cada escultura será patrocinada por uma empresa, que pode convidar um artista para pintar a escultura com criativos e inusitados desenhos. 


A última edição do movimento aconteceu em Nova York e impactou milhões de pessoas
 

Durante todo o período de exibição, as obras serão disponibilizadas para leilão online com 50% dos recursos doados para as ONGs parceiras: Onçafari, que se dedica para conservar a fauna e os habitats naturais brasileiros, por meio de projetos voltados à ciência e ecoturismo e a Panthera, que desenvolve estratégias inovadoras baseadas na melhor ciência disponível para proteger guepardos, onças, leopardos, leões, pumas, leopardos-das-neves, tigres e outras 33 espécies de felinos, bem como seus habitats naturais.

No dia 25 de maio serão divulgados os resultados do leilão, através dos canais oficiais de comunicação da Jaguar Parade, patrocinadores, parceiros e artistas.

Ateliês abertos ao público

O Floripa Shopping e o Jurerê Open Shopping serviram como ateliês para os artistas, que terão suas esculturas leiloadas. As pinturas ocorrerão no período de 23 de março a 11 de abril e o público poderá acompanhar todo o processo gratuitamente. Já no período de 14 de abril a 20 de maio, as obras serão espalhadas pelos locais da cidade com uma grande exposição pública. “Queremos transformar ruas, praças, parques e pontos turísticos em galerias de arte a céu aberto, conectando um maior número de pessoas a projetos artísticos e culturais, visando a promoção da cidadania e da ação coletiva”, ressalta Carolina Barreto.

Sobre a Jaguar Parade 

A primeira Jaguar Parade aconteceu em São Paulo, em 2019, e foi considerada a maior exposição de arte ao ar livre da história da cidade. Aproximadamente, 10 milhões de pessoas viram as onças nas ruas e parques de São Paulo. 

Já a última edição aconteceu em Nova York, no ano passado. O evento, que impactou milhões de pessoas nas ruas e pela Internet, contou com ações especiais como pinturas ao vivo, debates entre artistas e oficinas de arte presenciais e online, além de uma experiência imersiva no Metaverso. Por lá, foram 40 esculturas exibidas nos locais mais icônicos, como Times Square, Central Park, World Trade Center e durante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Empresas interessadas em patrocinar a Jaguar Parade Florianópolis devem entrar em contato pelo e-mail roar@jaguarparade.com ou pelo telefone 48 98408 4242.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br