00:00
21° | Nublado

Hora de agir: 5 dicas para organizar a vida financeira em 2022

Especialista apresenta maneiras infalíveis para passar o ano com as finanças em dia (Foto: Reprodução/Internet)

Publicado em 11/02/2022

Um novo ano é um bom momento para revisar os planos relacionados às finanças. É a melhor hora de analisar os gastos, estudar novos investimentos e compreender como o próprio comportamento financeiro pode ajudar a atingir as metas de vida. Por isso, nós, do portal Imagem da Ilha, estamos sempre falando sobre esse tema extremamente importante por aqui.

André Souza, Diretor de Investimentos do PagBank PagSeguro, preparou cinco dicas para manter os hábitos financeiros em dia, alinhar as expectativas e ajudar no desenvolvimento do orçamento. 

Estabeleça metas

Traçar metas com clareza e definir cada etapa do processo são pontos essenciais para o planejamento sair do papel. Deste modo, é possível manter o pensamento nos objetivos e diminuir o risco de cair em tentações e abandonar o compromisso. Um poderoso guia para quem não sabe por onde começar é o uso de técnicas, como, por exemplo, o método SMART, que orienta traçar as metas em cinco pilares. São eles:

- Específica: o que eu quero? Por que eu quero?
- Mensurável: Quanto preciso? Quanto poupar para atingir?
- Atingível: É compatível com minha renda?
- Realista: Qual a prioridade da meta?
- Temporal: Em quanto tempo quero realizar? O que tenho que fazer esse mês, no próximo trimestre, no próximo ano?

“Ter metas é o primeiro passo para alcançar as conquistas financeiras. Elas servem como um guia para concretizar os objetivos. É um apoio para visualizar o que se quer alcançar e manter o foco sem sair do campo da ação”, ressalta André Souza.

Mantenha o seguro em dia

É muito comum que, com a correria do dia a dia, não passe pela cabeça que imprevistos podem acontecer, seja um acidente com o celular ou até mesmo um problema de saúde. Por isso, manter os seguros em dia é extremamente importante, pois eles garantem o bem-estar, a tranquilidade e, também, a saúde financeira durante todo o ano.

O papel do seguro é evitar gastos surpresas com problemas que podem acontecer em nossa rotina: seja em casa, com o celular, com a sua saúde, etc. Diante de tantas possibilidades, o melhor é não arriscar a saúde e a segurança, nem das suas finanças e nem da sua família, e manter os seguros em dia para evitar imprevistos. A contratação do seguro residencial, por exemplo, pode ser muito útil não somente pelas coberturas, mas também pelas assistências 24 horas, com as quais você conta com serviços de chaveiro, encanador e eletricista, entre outros, além de descontos em medicamentos!

Melhore seus hábitos financeiros

A organização e o equilíbrio da vida financeira dependem muito das atitudes e dos hábitos. André Souza explica que as escolhas não são só racionais, e, por isso, é preciso entender como as emoções influenciam nas decisões financeiras. “Conheça seus hábitos e comportamentos, e, se possível, reduza ou elimine gastos desnecessários. Algumas mudanças serão importantes neste novo ano”, ressalta. “Pesquisar preços, listar o que precisa adquirir e evitar compras em muitas parcelas no cartão de crédito também são pontos de atenção”, indica o especialista.

Fique de olho em promoções e descontos

Realizar pesquisas para aproveitar os melhores descontos em produtos e serviços que você necessita são ótimas práticas para manter as finanças em dia. Hoje, existem diversos sites com promoções e facilidades para o consumidor. Mas fique atento e utilize apenas portais confiáveis.

Revise seus investimentos

Dependendo da saúde financeira atual, começar a investir pode estar associado aos projetos futuros. Para quem está iniciando, André menciona o CDB, uma aplicação de renda fixa com baixo risco e boa rentabilidade. O valor aplicado fica separado do saldo da conta, e, assim, é possível guardar as economias e planejar o futuro. 

Outro excelente serviço financeiro é o Tesouro Direto, que são títulos acessíveis, a partir de aproximadamente R$ 30, para objetivos de curto, médio e longo prazos, com a garantia do Tesouro Nacional e rendimento diário. 

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!