00:00
21° | Nublado

Foco no que importa: 3 dicas para ser produtivo em meio à crise

Foto: Reprodução

Publicado em 19/11/2020

Ser produtivo em plena pandemia, estando em casa ou já de volta ao escritório, é a grande questão do momento. Como não se deixar levar pelo momento de crise e ficar atento ao que realmente importa? O Headhunter e Coach de Carreira Marcelo Arone dá 3 dicas preciosas.

Dica #1

Crie uma rotina

Seja no escritório e, especialmente, se ainda estiver trabalhando de forma remota, estabelecer uma rotina é algo fundamental para a produtividade: “é preciso entender os seus melhores horários, quando você produz mais e dar mais vasão à criatividade e à ação nesses momentos”, enfatiza Marcelo. Se você é mais produtivo pela manhã, por exemplo, negocie chegar mais cedo ao escritório ou, se estiver em casa, use esse período do dia de forma mais ativa. “Conhecer a si mesmo é imprescindível. Vejo profissionais que questionam a própria capacidade, quando, na verdade, só precisam remanejar suas rotinas, ou criar uma, para se descobrirem mais produtivos e eficazes”, lembra o headhunter. Para Marcelo, outro fator importante dentro da rotina do home office, é o local onde se trabalha: “tenha um local específico para produzir. Seu cérebro irá entender que, ali, você está em um ambiente de trabalho, mesmo estando em casa”.

Dica #2

Mantenha o foco

As redes sociais, a internet no geral, os apps de mensagens instantâneas e, agora, a própria TV e os serviços de streaming são vilões da produtividade. Simplesmente porque eles acabam, muitas vezes, nos roubando tempo precioso de trabalho. “Há quem diga que as redes sociais são um buraco sem fundo. E pode ser muito verdade, se você se pega deslizando perfil atrás de perfil, muitas vezes apenas para se distrair, literalmente”, lembra Marcelo. A dica dele é: “tenha horários específicos para entrar na rede, desligue a tevê ao trabalhar, se estiver em casa, coloque metas para si mesmo, caso não as tenha definidas pela própria empresa. Foco é o melhor amigo da produtividade”, confirma ele.

Dica #3

Faça mais do que já faz bem

Em tempos de reinvenção profissional, essa dica pode vir no caminho contrário. Entretanto, quando falamos de produtividade, para Marcelo, não adianta “querer inventar a roda” e o melhor é mesmo fazer mais daquilo que você já faz bem. “Se a adaptação ao home office já foi um desafio para muitos profissionais, imagine fazer esse movimento tendo que dar tiros no escuro, iniciando formas diferentes de trabalhar, algo que nunca testou, o nível de ansiedade será muito maior e, proporcionalmente, o de produtividade irá diminuir”, enfatiza ele. Ou seja, a não ser que você ainda precise se reinventar, no caso de uma quebra ou uma demissão, a dica é fazer mais do que já faz bem ou focar no seu público. Marcelo dá o próprio exemplo: “como recrutador, eu reforcei contatos e laços com empresas com as quais já estava negociando. Na hora em que eles voltaram a contratar, o caminho já estava traçado”, revela.

E agora que você chegou até aqui, gostaríamos de fazer um comentário sobre a sua leitura de nossas postagens. Como você tem acompanhado, nossas matérias são diferentes de outros sites de notícias; não temos anúncios no meio dos textos. Isso mesmo! Para não serem invasivos na sua leitura, nossos anunciantes estão em local fixo. Porém, essa receita, infelizmente, não é suficiente para manter os nossos custos.

Precisamos, E MUITO, de você como um leitor apoiador. Já que para mantermos o site assim, com bom conteúdo e livre dos anúncios “paraquedas”, precisamos do seu apoio! Será que podemos contar contigo? Dá só uma olhada nessa nossa ideia de apoio: Acesse   imagemdailha. Se for viável, contamos com você! Pode ser?

Da redação